Justiça determina que FMS forneça alimentação para terapia nutricional

A FMS apresentou contestação alegando a regularização na dispensação da alimentação enteral.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio da 29ª Promotoria de Justiça, a 1ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública da Comarca de Teresina determinou que a Fundação Municipal de Saúde(FMS) forneça de forma contínua as alimentações especiais (suplementos, dietas, fórmulas e leites especiais) a todos os usuários da Atenção Especializada em terapia nutricional na Rede de Saúde de Teresina. A FMS apresentou contestação alegando a regularização na  dispensação da alimentação enteral.

"Mesmo após termos ajuizado vários Mandados de Segurança para garantir aos usuários o recebimento dos alimentos, a problemática persiste. Trata-se de alimentos especiais necessários à manutenção da própria vida, sendo que em alguns casos, em razão do atraso no fornecimento, alguns deles vieram a falecer", relata o promotor de Justiça responsável pela 29ª Promotoria de Justiça, Eny Marcos Vieira Pontes.

Acatando o pleito ministerial, a juíza de direito Carmelita Angélica Lacerda Brito de Oliveira, da 2ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública, destacou que o Poder Judiciário não pode fechar os olhos às restrições financeiras e orçamentárias dos entes públicos. Na decisão, a juíza afirma que situações de risco merecem a tutela jurisdicional, impondo-se, apenas, o estabelecimento de critérios para que o deferimento de pedidos não sobrecarregue o orçamento público.

Saúde - Direito Fundamental

A Constituição  Federal  consagra  a  saúde  como  direito  fundamental,  ao  prevê-la,  em  seu  art. 6º, como direito social. O seu art. 196, por sua vez, estabelece ser a saúde direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doenças e de  outros  agravos  e  ao  acesso  universal  e  igualitário  às  ações  e  serviços  para  a  sua  promoção, proteção e recuperação.

Fonte: Ministério Público do Piauí 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES