Justiça do Ceará utilizará o WhatsApp para enviar intimações

Objetivo é agilizar a comunicação processual

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Justiça do Ceará autorizou o Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Fortaleza a realizar intimações referentes a atos processuais por meio de mensagens no aplicativo WhatsApp. A decisão foi tomada pelo juiz José Ricardo Vidal Patrocínio, diretor do Fórum Clóvis Beviláqua, e foi publicada no Diário da Justiça nesta semana.

Ao autorizar sistema de envio das notificações pelo WhatsApp , o diretor do Fórum considerou a importância da celeridade das comunicações processuais. Por esse motivo, decidiu utilizar as novas tecnologias de comunicação disponíveis para auxiliar nessa finalidade. O magistrado destacou também a necessidade de redução de despesas pelos órgãos do Poder Judiciário, já que a expedição de cartas e avisos de recebimento tem alto custo para os tribunais.

O documento publicado nesta semana no Diário da Justiça prevê que, na mensagem enviada pela unidade judiciária pelo aplicativo por meio de telefone institucional, deverá constar a identificação do Poder Judiciário, da unidade, o número do processo, o nome das partes envolvidas e a finalidade da comunicação. Em caso de necessidade de comparecimento em juízo, deverá conter ainda o dia, a hora e o lugar de comparecimento.

As intimações enviadas por meio do aplicativo de mensagens instantâneas serão encaminhadas a partir dos números de telefones celulares vinculadas à unidade judiciária, divulgados na página do Tribunal de Justiça do Ceará na internet ou diretamente oferecidos pela secretaria do Juizado.

Caso a parte não tenha interesse na comunicação virtual, a manifestação poderá ser feita no pedido inicial (procedimento policial ou peça própria de advogado devidamente constituído) ou em manifestação avulsa, ao longo do curso do processo.

Requisitos para a adesão

Ao concordar com a adesão ao serviço de intimação pelo aplicativo, a parte deverá possuir o programa instalado no seu celular ou em outro equipamento eletrônico, além de manter ativa, nas opções de privacidade, a opção de recebido e confirmação de leitura.

Os jurisdicionados, mesmo aderindo à nova modalidade, serão intimados pelos demais meios de intimação já previstos no ordenamento jurídico. O Tribunal de Justiça do Ceará informa que o número do WhatsApp do Juizado utilizado para as intimações é (85) 9-8802-6950.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES