Justiça do Pará volta a suspender leilão da hidrelétrica de Belo Monte

Juiz há havia concedido liminar em outra ação; mas TRF derrubou decisão

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Justiça Federal no Pará concedeu nesta terça-feira (19) uma nova liminar que determina suspensão do leilão da hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, no Pará. O leilão estava marcado para terça (20).

O pedido foi feito pelo Ministério Público Federal no Pará. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), responsável pelo leilão.

Mais cedo, o Ministério Público Federal do Pará (MPF-PA) protocolou no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), em Brasília, um novo recurso para tentar impedir o leilão. A usina foi projetada para ser a segunda maior do país em capacidade de produção de energia, mas é alvo de contestações por parte de entidades.

Na semana passada, o MPF havia conseguido uma liminar que suspendia o leilão, que chegou a ser cancelado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O TRF-1, no entanto, suspendeu a liminar e o leilão foi remarcado.

No recurso protocolado nesta segunda, o MPF pede que seja realizada com urgência uma sessão da Corte Especial, composta pela maioria dos desembargadores do tribunal.

A assessoria de imprensa do TRF-1 informou que o recurso está com o desembargador-presidente e que ainda não há informações sobre se a Corte deve ser convocada, uma vez que a próxima reunião está marcada somente para a próxima semana.

Em nota, o MPF diz ainda que pediu para a Procuradoria Geral da República, em Brasília, entrar com recurso no Superior Tribunal de Justiça (STJ).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES