Justiça Federal suspende divulgação de resultados do Sisu; MEC diz que vai recorrer

A decisão provisória vale para todo o país, segundo a Justiça

Justiça Federal suspende divulgação de resultados do Sisu | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul determinou nesta quarta-feira a suspensão da divulgação dos resultados do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que estava prevista para a próxima segunda-feira.

A decisão provisória vale para todo o país, segundo a Justiça. A ordem atende pedido de uma estudante que questionou os critérios adotados na correção de sua prova de redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

A aluna pleiteava a possibilidade de entrar com recursos para aumentar sua nota. O juiz Gustavo Chies Cignachi, de Bagé (a 375 km de Porto Alegre), acatou a solicitação e determinou que as inscrições só sejam reabertas depois do julgamento de recursos da estudante.

Pelo Sisu, as notas do Enem são usadas por universidades que adotam o exame como critério de seleção em substituição ao vestibular.

Na decisão, Cignachi disse que a restrição à vista da prova "parece desrespeitar os princípios da publicidade e da ampla defesa" de um concurso público.

Para o magistrado, como não se pode pleitear o aumento da nota, há "risco de dano irreparável", porque o candidato inscrito no Sisu fica prejudicado na classificação.

Ainda segundo ele, é "conseqüência lógica não ser possível a divulgação dos resultados do Sisu antes do julgamento das inconformidades eventualmente interpostas". A multa é de R$ 20 mil em caso de descumprimento.

Ele escreveu ainda que a medida deve acarretar danos a outros candidatos, mas isso é efeito da "amplitude" que o governo federal decidiu atribuir ao Enem e ao Sisu.

Procurado, o Ministério da Educação afirmou que vai recorrer da decisão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES