Justiça Federal suspende processo eleitoral da UFPI em 2020

A decisão da Justiça se deu após alegações da chapa Renovaufpi, que aponta supostas irregularidades

ufpi | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Justiça Federal, através do juiz Brunno Christiano Carvalho Cardoso, da 5ª Vara Federal Cível,  decidiu suspender, em caráter cautelar,os trâmites do processo eleitoral para escolha dos próximos reitor e vice-reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), para o quadriênio 2020-2024. 

Justiça suspende eleição de novo reitor na UFPI - Foto: Arquivo/Jornal Meio Norte

Na decisão, o juiz, acata os argumentos apresentados pela candidata Sandra Ramos (Chapa 01), que questiona a segurança do sistema de votação eletrônico utilizado na consulta acadêmica realizada no último dia 12 de agosto. 

A candidata também argumenta que  não teve acesso a lista com o endereço e e-mail dos docentes e alunos da UFPI aptos a votarem, o que comprometeu seu contato com a comunidade acadêmica para divulgação das propostas de campanha.

Por meio da decisão judicial, fica suspensa a reunião do Conselho Universitário (CONSUN) marcada para esta quarta-feira (26), que definiria a lista tríplice a ser encaminhada à Presidência da República, para escolha do futuro reitor da UFPI.  

A suspensão temporária não trará prejuízos ao processo de formação da lista tríplice. A Superintendência de Comunicação da Universidade Federal do Piauí convocou para quinta-feira (27) uma entrevista coletiva para esclarecer questões relacionadas ao processo da formação da lista tríplice para escolha do futuro reitor. 

“Até para a própria instituição de ensino, não se revela razoável realizar amanhã reunião de seu Conselho, para votação e proclamação da aludida lista tríplice, sob o receio de posterior anulação judicial, de modo que a suspensão provisória de tal ato coletivo virtual constitui-se a solução adequada nesse contexto”, diz a decisão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES