Justiça Itinerante chega a Vila Operária na zona Norte de Teresina

Objetivo da iniciativa é promover a aproximação do Judiciário

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quem quiser se divorciar, casar no civil, alterar nome no registro de nascimento, reconhecer paternidade, dentre outros serviços jurídicos que independam de audiência, tem até a próxima sexta-feira (28) para procurar atendimento da Justiça Itinerante. Nesta semana, a equipe está localizada no Centro de Formação São José Operário, situado na Vila Operária, zona Norte de Teresina.

O público está sendo atendido das 8 horas da manhã ao meio-dia. São distribuídas diariamente 100 senhas. No turno da tarde, o serviço é interno e reservado para julgamento de processos. Ao todo, três juízes de Direito, dois promotores de Justiça, dois defensores públicos e servidores do Tribunal de Justiça do Piauí integram a ação.

A secretária geral da Justiça Itinerante no Piauí, Raquel Waquim Brandão, explica que o objetivo da iniciativa é promover a aproximação do Judiciário com o cidadão.

Os serviços mais procurados pela população são os de divórcio consensual e a retificação de registro de nascimento. “Prestamos orientações de cunho social e jurídico graças aos parceiros que nós temos, como a Defensoria Pública.

As parcerias com cartórios e laboratórios também são importantes, porque nos permite pôr em prática o projeto “Eu Tenho Pai”, que trata sobre questões voltadas à paternidade”, conta Raquel Waquim.

Entre os outros serviços oferecidos à população através da Justiça Itinerante estão o suprimento/ justificação de óbito, homologação de acordo de pensão alimentícia, suprimento/ nascimento e outras ações de natureza consensual.

No caso de separação, a defensora pública Sheila de Andrade Ferreira esclarece que o casal que queira se divorciar deve procurar a Justiça Itinerante, em acordo. O processo de separação é validado no mesmo dia.

“É importante que as partes estejam reunidas e que a decisão seja consensual. Caso não haja grandes discussões, o divórcio é feito e já é acordada a pensão”, explica Sheila.

Casal sai de Campo Maior para tentar divórcio

Independente de onde esteja, a Justiça Itinerante atrai pessoas de diversos bairros e até de outras cidades. É o caso do casal Manoel Feitosa e Maria Elizabeth. Eles saíram de Campo Maior, distante 84 quilômetros de Teresina, para se divorciarem consensualmente na Vila Operária.

Manoel conta que não se importou em percorrer a distância entre as cidades. "Vale a pena porque nós sabemos que através da Justiça Itinerante as coisas são resolvidas com mais rapidez", considera.

Já a dona de casa Edileusa Pereira saiu do bairro Vamos Ver o Sol, localizado na zona Sul de Teresina, para retificar seu registro civil de nascimento.

Ela chegou às 6 horas da manhã e pegou a senha 34 do atendimento. "Meu nome foi escrito errado. Quando eu soube que a Justiça Itinerante estaria aqui, eu procurei logo, porque me disseram que o problema é solucionado", disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES