Justiça Itinerante dá celeridade a processos

O projeto consegue facilitar a resolução de problemas mais simples e diminuir o tempo de espera daqueles que procuram o Justiça Itinerante .

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Hoje é o último dia do Projeto Justiça Itinerante, que está acontecendo desde o dia 25 deste mês, na Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE-PI). Mais de 100 atendimentos já foram realizados. Longe da burocracia que segue o rito comum de um processo, o projeto consegue facilitar a resolução de problemas mais simples e diminuir o tempo de espera daqueles que procuram o Justiça Itinerante de até quatro anos para uma semana.

?Aqui se prega a brevidade e a celeridade dos processos. Nós abolimos todo o processo burocrático com o objetivo de dar mais rapidez aos nossos trabalhos. Um processo que segue seu rito normal é muito mais demorado?, disse o defensor público e diretor do Projeto Defensoria Itinerante da DPE-PI, Afonso Lima. A DPE-PI é responsável por realizar o atendimento inicial, passando as orientações aos assistidos e formulando a ação que compete ser iniciada.

João Carlos Ribeiro é uma das pessoas beneficiadas com o projeto. Ele conta que a rapidez dos processos e o fato de todo o serviço oferecido ser gratuito foram dois dos principais motivos que o levaram a procurar o Justiça Itinerante.

?Eu gostaria que fosse resolvido em apenas um único dia, mas uma semana já está muito bom, afinal um processo normal demora anos, além disso, tudo aqui é gratuito, por isso é muito bom?, disse.

Podem procurar o atendimento pessoas que necessitem de orientações gerais, bem como aquelas em situação de vulnerabilidade que precisem dar entrada em ações judiciais, como divórcio, separação, alimentos, entre outros, consensualmente. O projeto está sendo realizado na Defensoria pública, das 8h às 12h.

?Nosso principal foco é resolver problemas de pequena complexidade, de natureza consensual, que são resolvidas no menor espaço de tempo possível. Nosso prazo máximo é uma semana. Esse projeto dá continuidade aos trabalhos realizados pelo Tribunal de Justiça. Nosso papel é fazer esse atendimento prévio e o TJ julgará os processos com a participação do MPE?, disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES