Justiça manda Prefeitura garantir transporte para autistas

Transporte deve pegar os beneficiados na porta de casa e levar para a sede da Associação de Amigos do Autista (AMA)

Justiça manda Prefeitura garantir transporte para autistas em Teresina | div
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura de Teresina terá que fornecer transporte público gratuito, adaptado e exclusivo para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A decisão judicial, divulgada nesta segunda-feira (3), foi expedida pelo Juiz Antônio Brito. Pela decisão, o transporte deve passar  de porta em porta, no trajeto de suas residências até a sede da Associação de Amigos do Autista (AMA), dentro do perímetro do município de Teresina.

A decisão do juiz foi motivada pela  Ação Civil Pública,  impetrada pela promotora Myrian Lago, do Ministério Público do Piauí.  A promotora tomou como base manifestação da Associação de Amigos do Autista (AMA), que alegou a necessidade do município cumprir a Lei Federal nº 12.764/, art. 3°, que garante acesso à educação e ao ensino profissionalizante às pessoas com autismo. 

A decisão destaca que a Prefeitura de Teresina deve criar mecanismos para garantir o acesso ao transporte e ao atendimento especializado para os autistas. “O estado/município não somente deve disponibilizá-la, mas também efetivar mecanismos que possibilitem às pessoas acessá-la, bem como zelar por essa finalidade. Com efeito, de nada adiantaria disponibilizar determinado atendimento/educação especializada, mas não possibilitar aos economicamente hipossuficientes o transporte gratuito especializado, pois assim estaria sonegando o direito à educação e convivência social a referidas pessoas”, afirmou o juiz.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES