Justiça nega indenizar homem excluído do Twitter após chamar Lula de 'gagá'

A justiça argumentou que a publicação feriu o Estatuto da Pessoa Idosa, que contempla pessoas acima de 60 anos.

Justiça nega indenizar homem excluído do Twitter após chamar Lula de 'gagá' | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O TJDFT (Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios) negou o pedido de indenização de um usuário contra o Twitter. O homem foi excluído da rede social após chamar o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de 77 anos, de "gagá". A justiça argumentou que a publicação feriu o Estatuto da Pessoa Idosa, que contempla pessoas acima de 60 anos.

O homem solicitou à Justiça a indenização por danos morais de R$ 3,5 mil e que sua conta na rede social voltasse a funcionar. No processo, o Twitter apresentou contestação das alegações do usuário. A tentativa de conciliação entre ambas as partes não obteve resultados e o homem se manifestou em réplica e pediu o julgamento do caso -a plataforma concordou com a solicitação.

Justiça nega indenizar homem excluído do Twitter após chamar Lula de 'gagá'

A decisão discorre que o então candidato do PT à presidência publicou no dia 11 de maio de 2022 o tuíte com a frase: "Não vai ter teto de gastos no meu governo. Vamos investir em educação porque é o que dá mais retorno ao país. O que vai resolver a relação dívida/PIB é o crescimento do PIB. Nós deixamos as maiores reservas internacionais da história, o que está salvando esse país agora".

O rapaz então comentou no tuíte do petista: "@LulaOficial Caralh* maluco, para de afastar o eleitor médio todo santo dia pqp KKKKKKKKKKKK tá gagá demais (sic)".

Segundo o homem, a sua conta foi suspensa da plataforma logo após ter feito o comentário. O Twitter, porém, rebateu que a declaração violou os regulamentos da rede social, sendo o discurso definido como propagação de ódio e discriminação.

Já o usuário, em réplica, apontou que a conta foi bloqueada sem ter direito à defesa, comentou que apenas fez uma crítica à declaração do petista e que há diferença entre mero deboche e conduta de ódio. Ele ainda afirmou que não é possível restringir a liberdade de um indivíduo pelo uso da palavra "gagá". Já o Twitter divulgou que o autor já agiu do mesmo modo outras vezes, com ofensas a outros usuários, antes de ter a conta excluída.

A juíza Oriana Piske, do 4º Juizado Especial Cível de Brasília, negou o pedido no dia 31 de outubro e destacou que o usuário tem a liberdade de aderir a uma plataforma ou não após ler os termos e condições da rede social, que visam "um padrão mínimo de convivência entre os usuários".

Piske comentou que Lula é uma pessoa com mais de 70 anos, portanto, idoso de acordo com a lei e que não tinha "dúvida que a idade do usuário que recebeu a crítica [Lula] motivou o autor a qualificá-lo como 'gagá'".

"A Lei nº 10.741/2003, coincidentemente sancionada pelo usuário [Lula] criticado pelo autor, estabeleceu o Estatuto da Pessoa Idosa, garantindo aos maiores de 60 anos proteção contra qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão. Entendo, portanto, que o autor, ao fazer seu lamentável comentário contra uma pessoa idosa, agiu de forma desrespeitosa e discriminatória. Cumpre ressaltar que a conclusão seria a mesma, independente de ela ser candidata a presidente ou não", declarou a Juíza Oriana Piske na sentença.

A magistrada ainda apontou que não ficou caracterizado nenhum ato ilícito praticado pelo Twitter já que a empresa "tão somente excluiu a conta de um usuário que agiu de forma desrespeitosa, violando as regras da ferramenta, estando, portanto, plenamente justificada sua conduta".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES