Governo é obrigado a dar remédio derivado da maconha para criança

O remédio foi o único capaz de controlar as crises convulsivas crônicas do menino

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Justiça determinou que o Estado de São Paulo e a Prefeitura de São Carlos forneçam o medicamento Canabidiol (CBD), que tem substâncias derivadas da maconha, a uma criança de sete anos. Proibido pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para comercialização em território nacional, o remédio foi o único capaz de controlar as crises convulsivas crônicas do menino.

Em nota, a Secretaria Estadual da Saúde, diz que recebeu a notificação sobre a decisão judicial no dia 10 de julho, mas afirmou que vai pedir um tempo maior para seu cumprimento.

?Por se tratar de medicamento importado e sem registro, o processo de aquisição requer o cumprimento de uma série de etapas para viabilizar a compra, incluindo autorizações de importação pela própria Anvisa e desembaraço alfandegário por parte da Receita Federal, entre outras. Por isso, é inviável o cumprimento da liminar no prazo estabelecido pelo juiz?.

Apesar do pedido de extensão do prazo, a pasta informou que ?já adotou todas as providências necessárias tão logo recebeu a notificação?.

Segundo a Anvisa, o tema foi discutido no dia 29 de maio, mas não houve decisão terminativa sobre a questão e também "não há prazo para que isso ocorra".

Até o momento, o órgão recebeu 33 pedidos de importação excepcional de Canabidiol sendo que 18 já foram autorizados. O restante está aguardando a apresentação de documentação do paciente para a concessão da autorização ou em análise inicial da área técnica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES