Justiça penhora carros do apóstolo Valdemiro e autoriza uso da polícia

A decisão ocorre em um processo de um credor que cobra da Mundial uma dívida de cerca de R$ 718 mil em aluguéis de um imóvel na cidade de Amparo.

Justiça penhora carros do apóstolo Valdemiro e autoriza uso da polícia | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Justiça do estado de São Paulo penhorou três automóveis do apóstolo Valdemiro Santiago, fundador da Igreja Mundial do Poder de Deus. A decisão ocorre em um processo de um credor que cobra da Mundial uma dívida de cerca de R$ 718 mil em aluguéis de um imóvel na cidade de Amparo, no interior paulista, entre os anos de 2017 e 2018. O valor inclui correção monetária e juros.

O mandado de penhora e avaliação foi expedido no dia 10 de janeiro e atendeu à solicitação da empresa Rio Negro Empreendimentos Imobiliários, que alugou o imóvel de 7.816 metros quadrados para a igreja. No local funcionava um templo da Mundial. A juíza Fabíola Brito do Amaral autorizou que o oficial encarregado de fazer a penhora utilize força policial no caso de haver alguma dificuldade para o cumprimento da medida.

Justiça penhora carros do apóstolo Valdemiro e autoriza uso da polícia

Os carros penhorados são: 

  • um Troller (2009); 
  • um Rover (2011); 
  • um Rover Discovery (2017).

Além dos automóveis, houve determinação para o bloqueio de uma aplicação bancária em renda fixa de Valdemiro no Bradesco. Na defesa apresentada à Justiça, o réu afirmou que não deveria ser o alvo da cobrança, "pois não faz parte do estatuto social da Igreja Mundial do Poder de Deus". Disse também que não assinou o contrato de locação com a empresa como fiador. 

Ao incluir Valdemiro no processo de execução da dívida, o juiz Armando da Silva Júnior disse considerar que tudo leva a crer que a igreja "oculta seu patrimônio na pessoa do réu [o apóstolo]" com o objetivo de dificultar as ações de cobrança. O apóstolo afirmou no processo que não há confusão entre o seu patrimônio e o da igreja. Declarou que o pedido foi instaurado "com base em suposições construídas pela mídia".

Não cabe mais recurso em relação à dívida e em relação à inclusão do apóstolo na ação de cobrança. Valdemiro pode questionar apenas a penhora dos veículos e o bloqueio da conta, bem como o cálculo da atualização da dívida. Fundada em Sorocaba em 1998 por Valdemiro, um dissidente da Igreja Universal, a Mundial passa por uma grava crise financeira, que foi agravada pela pandemia do coronavírus. 

A Igreja Mundial, que afirma em seu site ter 6.000 templos, disse à Justiça ser uma instituição religiosa sem fins lucrativos, "que se mantém apenas com a ajuda dos fiéis mediante contribuições voluntárias e esporádicas".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES