Justiça proíbe artista de fabricar e comercializar seus santos pop

A artista defende que a intenção da marca não era ofender símbolos.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em fevereiro desse ano a justiça de Goiás proibiu Ana de fabricar e comercializar suas estátuas de gesso estilizadas, misturando a imagem de santas com personagens da cultura pop como a Galinha Pintadinha, Chapolim, Batgirl, Mulher Maravilha e Frida Kahlo. O resultado, tão inocente quanto uma piada colegial, é simpático e bem humorado, mas poderá multar a artista em até 50 mil reais, caso venha a descumprir a ordem judicial.

E os tempos são sombrios de fato, pois além de impedir a artista de realizar sua inocente blasfêmia, a censura exigiu que as páginas da marca no Facebook e no Instagram fossem deletadas, assim como a retirada de produtos de uma loja em Brasília. Ana recebeu ainda ameaças pela internet, com a violência peculiar dos que só dizem que vivem sob os valores cristãos. “Porque você não faz uma santa com a sua cara sendo penetrada?”, dizia uma das mensagens.

A artista defende que a intenção da marca não era desafiar ou ofender símbolos religiosos, mas sim observar com humor o aspecto pop e até mesmo comercial que a experiência religiosa cada vez mais possui. Religião é assunto sério e importante, mas de foro individual e íntimo, e não pode ser utilizada como mecanismo de censura e coerção.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES