Laboratório passa a realizar exames para diagnóstico de malária em Teresina

A malária é uma doença parasitária, por vezes fatal, caracterizada por febre, arrepios e anemia. É provocada por um parasita transmitido de um ser humano para outro pela picada de mosquito

laboratório | divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Laboratório Dr. Raul Bacellar, da Fundação Municipal de Saúde (FMS), está equipado e com pessoal qualificado para realizar exames de malária a partir desta quinta-feira (10). A malária é uma doença parasitária, por vezes fatal, caracterizada por febre, arrepios e anemia. É provocada por um parasita transmitido de um ser humano para outro pela picada de mosquitos Anopheles infectados.

Laboratório Raul Bacellar passa a realizar exames para diagnóstico de Malária - Foto: Divulgação/FMS

Para disponibilizar mais esse serviço teve capacitação do quadro de analistas clínicos para diagnóstico de malária e dos técnicos para coletas, em parceria com o Núcleo de Epidemiologia Hospitalar (NEH) da Diretoria da Atenção Especializada (DAE) da FMS, que vão auxiliar no diagnóstico de malária com os coletadores de toda a rede de saúde municipal de Teresina.  

Os exames incluídos na rotina do Centro de Diagnóstico Dr. Raul Bacellar são a Pesquisa de Hematozoarios, também conhecida como pesquisa de Malária ou Gota Espessa e a Pesquisa de Antígenos para Malária. Atualmente a doença está presente em 90 países em todo o mundo e estima-se que existam mais de 200 milhões de casos clínicos e 500 mil mortes provocadas pela malária por ano. 

Exames para diagnóstido de malária passa a ser oferecido na rede de saúde pública de Teresina

A diretora do laboratório, Lilibeth Sales, fala sobre esse serviço na rede de saúde pública de Teresina. “Com esses dois novos exames a rede pública municipal vai estar disponibilizando a população duas ótimas ferramentas de diagnóstico tanto para Malária quanto para outras doenças causadas por hemoparasitas”, afirma. 

Gilberto Albuquerque, presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), destaca que o Centro de Diagnóstico Dr. Raul Bacellar recebeu, este ano, qualificação de excelente no Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ) na sua primeira avaliação. “O Raul Bacellar presta serviço de excelente qualidade e já teve esse reconhecimento por esse programa. O laboratório atende toda a rede municipal de saúde com as 91 Unidades Básicas de Saúde, 10 hospitais, quatro maternidades e três UPAS. Realiza exames de diversas especialidades, tem modernos equipamentos e corpo técnico qualificado”, diz.

Foto: Divulgação/FMS



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES