Laboratório submete medicamento para câncer infantil à aprovação do SUS

A Conitec agora tem um prazo de 180 dias (podendo ser prorrogado por mais 90 dias) para analisar a proposta

Se for aprovado, remédio passa a fazer parte do sistema público | Marcello Casal Jr./Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Famílias de crianças com neuroblastoma aguardam ansiosas por possíveis avanços neste ano em relação ao acesso ao medicamento de alto custo betadinutuximabe, comercializado como Qarziba. O laboratório farmacêutico Recordati anunciou que submeteu recentemente o medicamento à avaliação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec). Caso seja aprovado, o Qarziba poderá integrar o sistema público de saúde, beneficiando crianças que enfrentam o neuroblastoma, um tipo de tumor maligno.

A Conitec agora tem um prazo de 180 dias (podendo ser prorrogado por mais 90 dias) para analisar a proposta. A notícia chega em meio a casos emblemáticos, como o do pequeno Pedro, de 5 anos, filho da antropóloga Beatriz Matos e do indigenista Bruno Pereira, cuja batalha contra o neuroblastoma chamou a atenção em 2022. O neuroblastoma é o terceiro câncer infantil mais comum, representando de 8% a 10% de todos os tumores pediátricos.

A incidência estimada no Brasil é de 387 novos casos de neuroblastoma por ano, sendo pelo menos metade classificada como neuroblastoma de alto risco (HRNB). O laboratório Recordati reafirma seu compromisso em tornar a imunoterapia acessível ao público, destacando que agências internacionais de avaliação de tecnologias de saúde em diversos países recomendam o uso do Qarziba para o tratamento do neuroblastoma de alto risco.

Apesar de a Anvisa ter autorizado o uso do medicamento em 2021, sem a aprovação da Conitec, o tratamento só é viável na rede privada. O Qarziba é indicado para pacientes a partir dos 12 meses que passaram por quimioterapia de indução e alcançaram pelo menos uma resposta parcial, seguida de terapêutica mieloablativa e transplante de células-tronco, além de pacientes com histórico de recidiva ou neuroblastoma refratário.

A empresa farmacêutica destaca que o Qarziba foi utilizado em estudos clínicos desde 2009, envolvendo mais de mil pacientes em 18 países, evidenciando sua eficácia na melhoria da sobrevida e na redução do risco de recidiva após tratamentos anteriores.

A oncologista Arissa Ikeda, do Instituto Nacional do Câncer, ressalta a importância do medicamento como uma evolução significativa no tratamento do neuroblastoma, especialmente nos últimos dez anos, reduzindo a duração dos tratamentos que costumavam se estender por mais de um ano.

Famílias que lidam com o neuroblastoma enfrentam dificuldades para obter acesso a medicamentos de alto custo, muitas vezes recorrendo a vaquinhas para arrecadar recursos. O Ministério da Saúde, por sua vez, expressa interesse e apoio às pesquisas e avanços tecnológicos para tratamentos que possam ser incorporados ao Sistema Único de Saúde (SUS), indicando que está pronto para iniciar o processo de avaliação assim que a empresa solicitar a incorporação do medicamento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES