Com grande movimento, lava-carros costumam poluir bastante o meio ambiente

O negócio é rentável e o baixo custo de manutenção tem feito com que muitas pessoas comecem a pensar em investir nesse setor.

POLUIÇÃO | Águas são despejadas sem nenhum cuidado e ainda podem prejudicar animais que entram em contato com o líquido | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A proliferação de lava a jato é um negócio cada vez mais rentável em Teresina. Empresas com apenas dois funcionários chegam a fazer mais de 50 lavagens diárias durante a semana e no final de semana o movimento mais que dobra.

O mesmo acontece nas avenidas localizadas às margens do rio, onde o fluxo de fregueses é intenso. A água é desperdiçada à vontade e a preocupação com o meio ambiente é deixada de lado, quando o líquido utilizado não possui o destino correto.A água, usada sem economia, é desaguada com produtos de limpeza no esgoto comum e não recebe o tratamento adequado.

A situação piora com os lavadores autônomos que operam nas avenidas, já que a água suja é desaguada diretamente no leito dos rios. Graças ao prejuízo que causam ao meio ambiente, os lavadores estão na mira dos ambientalistas.

?O problema principal é a quantidade exorbitante de produtos químicos que são despejados no meio ambiente sem o destino adequado. Eles poluem o meio, impedem o crescimento da vegetação e ainda maltratam os animais que entram em contato com esse material.

Nas ruas, seria necessária a instalação de silos para o depósito desses materiais e os gestores já se comprometeram a aplicar a medida. Vamos ver quando vira realidade?, explica a ambientalista Maria do Amparo.

O proprietário de um posto de lavagem, Daniel Vieira da Cruz, comemora o fluxo de clientes de seu estabelecimento, mas acha improvável fazer o tratamento e escoamento responsável da água utilizada nas lavagens. ?Tenho muitas despesas com a conta de água e não posso arcar com mais um tratamento de que nunca ouvi falar?, desconversa Daniel.

Enquanto o proprietário acha normal despejar água suja sem o devido tratamento, outro problema gerado pelo número crescente de lava a jato é a instalação ilegal da água, que gera problemas sérios para a companhia de distribuição do líquido. Apesar de não possuir nenhum dado concreto a respeito, deixa de arrecadar com a atitude irresponsável destes proprietários.

O uso inadequado da água envolve muitos aspectos. Maria ressalta que muitos dos lavadores de rua são sujeitos a embarcar na profissão por não terem outra opção.

Para ela, é também um problema de cunho social. ?Nem sempre eles encontram algo que conseguem fazer, por isso acho necessário fazer algo para melhorar o seu trabalho?, defende a ambientalista.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES