Lavadores de carro usam gambiarras na praça Saraiva em Teresina

Os lavadores falam normalmente sobre a atividade em si, citando as dificuldades do trabalho

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Diariamente, vários lavadores de carro trabalham na praça Saraiva, no centro da capital, utilizando ligações clandestinas de energia elétrica. A principal aplicação é o funcionamento de aspiradores de pó, utilizados na limpeza dos veículos. É possível perceber, com um pouco de atenção, as gambiarras feitas pelos lavadores para que os equipamentos possam ser utilizados.

Em uma das laterais da igreja de Nossa Senhora das Dores, a ligação irregular está localizada em uma pequena casa de energia elétrica ? uma tomada improvisada foi puxada até o local através de um fio ligado a um pequeno mastro de ferro, no teto da pequena estrutura. O fio vem de um dos vários postes da parte central da praça.

Os lavadores falam normalmente sobre a atividade em si, citando as dificuldades do trabalho. Mas desconversam quando o assunto são as gambiarras de energia. ?Aqui, retiramos água de um poço tubular na praça. Estou nisso há dez anos, é um trabalho difícil. A ligação de energia é deles aí?, disse um dos lavadores, procurando mudar de assunto e não deixando claro quem seriam ?eles? em sua afirmação.

Do lado oposto da praça, uma cena surpreendente pode chamar a atenção: Ao passar pelo local, é comum conseguir flagrar lavadores de carros ligando a tomada de aspiradores em uma grande árvore ? não, não é uma espécie elétrica de vegetal. Na verdade, há outra ligação clandestina no local, quase imperceptível. O fio parte de um poste no outro lado da rua Rui Barbosa, nas proximidades da Casa da Cultura, e percorre os galhos e folhas . Desce até o tronco, enrola-se em um galho e está fixada ao alcance dos lavadores.

Diante da irregularidade e do perigo dessas situações, o programa Reluz, que fica na SDU Sudeste e que cuida da iluminação pública da capital, afirmou que vai proceder à investigação do problema. Segundo o órgão, primeiro será feira a verificação se a rede na qual estão as gambiarras, para constatar sé a mesma é de responsabilidade do Reluz ou da Eletrobrás, através da visita de um eletrotécnico ao local.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES