Lei de incentivo à cesárea pode vir a ser nacional

Após aprovação de projeto em Assembleia Legislativa de SP, deputada federal do PSL vai solicitar tramitação de texto similar em regime de urgência na Câmara dos Deputados

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O projeto de lei que permite às mulheres optar pela cesárea sem orientação médica em hospitais públicos, de autoria da deputada Janaina Paschoal (PSL), foi aprovado na quinta-feira 15 na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Agora, ele deve seguir caminho em outra casa legislativa: a Câmara dos Deputados. Isso porque a deputada federal Carla Zambelli (PSL) adaptou o projeto de sua correligionária e já pensa em solicitar na próxima semana a tramitação em regime de urgência. “Tem tudo para ser aprovado nacionalmente”, afirmou Zambelli.

Segundo o texto, a possibilidade de escolha pela cesária é facultada às gestantes que estejam pelo menos na 39ª semana da gravidez. A relatoria do projeto deve caber à deputada Soraya Manato (PSL). Nos bastidores, Manato, que é médica, teria sinalizado ser a favor da proposta, que divide os profissionais da saúde.

Defensores do parto normal veem risco de um aumento significativo das cesáreas, o que contraria um esforço internacional para reduzir essa taxa. Em 2016, o Ministério da Saúde publicou um protocolo incentivando o parto normal . A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda as cesáreas apenas “quando medicamente necessárias”, sob argumento de que podem causar complicações à mulher e ao bebê sobretudo em locais sem estrutura adequada.

A deputada Carla Zambelli Foto: Gilmar Felix / Camara dos Deputados

“Não é uma questão de querer aumentar o número de cesáreas. Isso pode ser consequência. O projeto é para a mulher poder escolher com qual parto ela se sente mais confortável para o nascimento do seu bebê”, frisou Zambelli . Para a deputada, ao contrário, a taxa pode ser atenuada caso haja políticas públicas voltadas ao acompanhamento da gestação. “Se o acompanhamento for integral, a probabilidade da mulher se sentir confortável para o parto normal é muito maior. Ela faz os exames pré-natais e os exercícios para o bebê se encaixar melhor. Vai estar melhor instruída”, ressaltou.

Outra limitação apontada pelos críticos é a dificuldade do Sistema Único de Saúde (SUS) em absorver novos custos e profissionais. Segundo Zambelli, o SUS já tem de estar preparado para fazer cesáreas em qualquer situação. “Fazer uma cesárea ou dez, a diferença é só a boa vontade, porque os médicos já estão ali”, afirmou.

Para a deputada, a resistência ao projeto tem sido ideológica, já que os partidos de esquerda demonstram desconhecer a realidade e se contradizem. “PT, PSOL e PC do B são contra o projeto, porque acham que tem que forçar a mulher a fazer o parto normal. Cadê o slogan deles ‘Meu corpo, minhas regras?'”, questionou Zambelli, pontuando: “A regra no SUS hoje é: se for clinicamente necessário, a gente faz a cesárea. Mas por causa disso muitas mulheres estão passando por problemas sérios no parto normal por forçarem até o último instante”.

O projeto levado à Câmara ainda prevê a garantia da oferta de anestesia no parto normal. “Em muitos hospitais, é feito sem anestesia nenhuma. No parto natural, tem de garantir o mínimo de conforto para a mulher”, declarou, citando seu caso como exemplo. Em 2007, a deputada deu à luz em um hospital público de São Paulo.

“Fizeram uma indução ao parto às 7h30, que é colocar a mulher no soro. Quando deu 20 horas, eu quase desmaiava de dor, pois não fazem analgesia nenhuma. O parto foi só duas horas e meia depois, e eu já estava quase desmaiando de dor. Fizeram o corte do períneo sem nenhuma anestesia. Como corta uma mulher sem anestesia? É praticamente uma carnificina”, criticou a deputada.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES