Lei do Pantanal é sancionada e traz regras para agricultura e pecuária

Propriedades rurais devem preservar 50% da área com formações florestais e de Cerrado, sendo 40% para locais com formações campestres

Legislação preserva bioma do Pantanal | Mayke Toscano/Secom Mato Grosso do Sul
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, sancionou a Lei do Pantanal, com a finalidade de impulsionar a conservação, proteção, restauração e exploração sustentável do bioma. Aprovada em Campo Grande ontem (18), em colaboração com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), a nova lei tem uma validade de 60 dias após a sua publicação.

O Pantanal agora recebe reconhecimento prioritário para compensação ambiental e reserva legal, estabelecendo regras para cultivo agrícola, produção pecuária e a criação de um fundo destinado a programas de pagamentos por serviços ambientais.

Propriedades rurais devem preservar 50% da área com formações florestais e de Cerrado, sendo 40% para locais com formações campestres. A autorização para supressão da vegetação nativa está condicionada à inscrição e aprovação do Cadastro Ambiental Rural, ausência de infrações ambientais nos últimos três anos e aprovação de estudo de impacto ambiental para conversões acima de 500 hectares, entre outros critérios.

A lei veda o cultivo comercial de culturas agrícolas exóticas, como soja e cana-de-açúcar, permitindo apenas para subsistência. Cultivos já existentes não podem ser expandidos. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou que a legislação facilitará a preservação dos biomas do Pantanal e do Cerrado para promover o desenvolvimento sustentável.

Além disso, a lei proíbe o confinamento bovino, com exceções para criações já existentes e situações excepcionais durante períodos de cheia ou emergência ambiental. Autorizações para pastoreio extensivo de Áreas de Proteção Permanente e áreas de Reserva Legal podem ser concedidas, desde que a preservação não seja comprometida.

A construção de novos empreendimentos de carvoaria, diques, drenos, barragens e alterações no regime hidrológico estão proibidas. A legislação prevê a criação do Fundo Clima Pantanal, financiado por multas ambientais e outras fontes, para programas de pagamento por serviços ambientais, com uma estimativa de aporte de R$ 50 milhões em 2024.

O governador Riedel destacou o compromisso do estado em contribuir para a preservação global, reconhecendo o Pantanal como um bioma único. O projeto surge em resposta ao aumento do desmatamento no Pantanal sul-mato-grossense, com a lei buscando alinhar os critérios de autorização de supressão da vegetação nativa com o Código Florestal e promover a conservação e o uso sustentável do Pantanal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES