Lei federal Antifumo entra em vigor a partir de amanhã em Teresina

Em Teresina, desde 2010, lei de autoria da vereadora Rosário Bezerra, já proíbe o uso do fumo em ambientes fechados e parcialmente fechados

Fumante | Victor Gabriel
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Entra em vigor na quarta-feira (03) a Lei Antifumo que proíbe, entre outras coisas, fumar em locais fechados, públicos e privados, de todo o país. O objetivo da ação é criar ambientes livres de tabaco, protegendo a população do fumo passivo e contribuindo para a diminuição do tabagismo entre os brasileiros, apontado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a principal causa de morte evitável em todo o mundo.

Em Teresina, desde 2010, lei de autoria da vereadora Rosário Bezerra, já proíbe o uso do fumo em ambientes fechados e parcialmente fechados. A diferença entre a legislação municipal e a federal é que essa extingue até mesmo os fumódromos e acaba com a possibilidade de propaganda comercial de cigarros até mesmo nos pontos de venda, onde era permitida publicidade em displays.

Com a vigência da Lei 12.546, aprovada em 2011 mas regulamentada em 2014, fica proibido fumar cigarrilhas, charutos, cachimbos, narguilés e outros produtos em locais de uso coletivo, públicos ou privados, como hall e corredores de condomínio, restaurantes e clubes, mesmo que o ambiente esteja parcialmente fechado por uma parede, divisória, teto ou até toldo. Se os estabelecimentos comerciais desrespeitarem a norma, podem ser multados e até perder a licença de funcionamento.

Será permitido fumar em casa, em áreas ao ar livre, parques, praças, em áreas abertas de estádios de futebol, em vias públicas e em tabacarias, que devem ser voltadas especificamente para esse fim. Entre as exceções, também estão cultos religiosos, onde os fiéis poderão fumar, caso isso faça parte do ritual.

A fiscalização, em Teresina, acontecerá de forma conjunta, tanto pela Vigilância Ambiental do Município, no setor de Saúde do Trabalhador, em estabelecimentos comerciais, como bares e restaurantes. Já a Anvisa fica responsável pela parte de fiscalização na área da saúde, como hospitais e clínicas.

População com mais saúde e proteção

A coordenadora de Atenção à Saúde do Adulto e do Idoso da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), Gisela Brito, afirma que o principal benefício da lei é a proteção da saúde da população, beneficiando tanto fumantes quanto não fumantes.

“Com a regulamentação da Lei 12.546 que foi sancionada em 2011, os principais benefícios que ela nos traz é a proteção da saúde da população, tanto dos fumantes, pois já foram listados mais de 50 tipos de doenças relacionadas ao tabaco, destacando-se as doenças cardiovasculares, pulmonares e vários tipos de câncer, e não fumantes, que são os fumantes passivos, que inalam a fumaça da queima dos produtos derivados do tabaco. Outro beneficio é o incentivo ao fumante parar de fumar e a prevenção da iniciação”, disse.

Pouco mais de 11% da população brasileira são fumantes. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostram que cerca de 90% dos casos de câncer de pulmão, o mais comum de todos os tumores malignos, estão relacionados ao tabagismo.

Gisela afirmou ainda que, para quem quer parar de fumar, o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza tratamento nas Unidades Básicas de Saúde. No Piauí, 90 municípios fizeram adesão e estão com suas Unidades Básicas de Saúde (UBS) aptas a tratar o fumante. Para maiores informações sobre os locais de tratamento, o interessado poderá ligar para (86)3216-3563/3568.

Clique e curta Portal Meio Norte no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES