Lei Maria da Penha completa oito anos de conquistas na defesa da mulher

Segundo a delegada Vilma Alves o momento é de atenção para políticas que priorizem o bem-estar feminino

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

CONFIRA MATÉRIA COMPLETA NA EDIÇÃO DO JORNAL MEIO NORTE DESTA QUINTA-FEIRA (07)

Em alusão aos oito anos de implementação da lei número 11.340, a popular Maria da Penha, foi realizado nesta quarta (06) um seminário com palestras, debates, mesas redondas e apresentações culturais, no Cineteatro da Assembleia Legislativa, contando com a participação de autoridades de diversas esferas do poder, que lutam constantemente pela defesa da mulher. Durante todo o dia, a congregação de ideias, aliada com a luta pela difusão da informação, ofereceu a tônica da reunião. Os desafios envolvendo a proteção das vítimas de violência doméstica não foram minadas com a lei, pelo contrário, ela significou um marco que propagou as ações; o objetivo agora é dinamizá-las, resgatando vidas e prevenindo a ocorrência de crimes tão cruéis.

Segundo a delegada Vilma Alves o momento é de atenção para políticas que priorizem o bem-estar feminino, orientando para uma sociedade igualitária e sem preconceitos. “A lei deu uma liberdade, acabou com o sentimento de culpa, fez com que elas se liberassem. Hoje ela é cidadã, botou tudo para fora em busca dessa cidadania. Provavelmente em 2050, a mulher não precisará estar lutando pela igualdade”, aponta. Nesse sentido, a coordenadora estadual de políticas para as mulheres Marta Moretti desabafa. “Já estamos com planos que serão implementados; a violência nunca é tolerável, nunca é aceitável”, afirma.

A luta pela proteção das mulheres, não pode ser uma luta apenas delas, mas sim de toda a sociedade, esta é a opinião da defensora pública Verônica Aciolly, que impõe os avanços a serem norteados nos próximos anos. “Ainda existe muita discriminação, a mulher historicamente é colocada como um ser de segunda, é preciso acabar com esse pensamento. Contudo, esse ponto é uma utopia ainda distante. A lei é um importante instrumento jurídico, mas é necessário fazer mais, tal como o aparelhamento dos órgãos estatais nessa causa”, aponta. Para Aciolly, o sentimento é de satisfação, entretanto isso não implica em comodidade. “Temos que ter cuidado para não 'revitimizá-la', ela ainda é educada com uma certa subserviência, a receber a violência e ficar calada, temos que trabalhar nessa mudança”, afirma.

Por fim, a defensora constata as transformações a serem adotadas para reverter essa característica cultural, que é extremamente negativa. “O que mais me espanta é quando a mulher agredida se pergunta o que ela fez para merecer isso... Temos que mudar isso através da família, da escola e todas as instituições que devem abraçar essa causa”, finaliza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES