Lei obriga reserva de vagas para gestantes em estacionamentos de Teresina

De autoria do deputado Flávio Nogueira, a medida ainda prevê multa de até 10 mil UFR-PI (cerca de R$ 25.400)

Avalie a matéria:
Estacionamento | José Alves Filho
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Está em vigor a Lei 6.583/2014, sancionada pelo Governador Zé Filho, que impõe aos estacionamentos públicos e particulares a obrigatoriedade em destinar, no mínimo, 5% das vagas para gestantes ou mães com filhos de até dois anos. De autoria do deputado Flávio Nogueira, a medida ainda prevê multa de até 10 mil UFR-PI (cerca de R$ 25.400) para os estabelecimentos que descumprirem a iniciativa, além disso eles podem ser impedidos de continuarem a funcionar até que a situação seja regularizada.

Segundo o texto aprovado, os estacionamentos deverão fazer uma pintura diferenciada, algo semelhante ao que acontece no caso dos espaços destinados a idosos e pessoas com deficiência, além disso a determinação é para que as vagas fiquem localizadas na proximidade das portas de entrada dos estabelecimentos. Agora, o Governo do Estado tem um prazo de até 120 dias para regulamentar a lei.

Muitos donos de estacionamentos ainda não têm conhecimento da determinação, mas alguns já começam a se preparar para cumprí-la, de modo que haja a garantia do pleno funcionamento do negócio. “Eu não vou ter dificuldade nenhuma para me adaptar, eu trabalho dentro do que mandam e isso não me assusta”, revela o empresário Paulo Carvalho. Possuindo um estabelecimento do tipo no centro da capital, região movimentada e com intenso fluxo de veículos, ele considera importante a adoção de soluções rápidas. “Aqui está tudo correto, já estamos pensando na distribuição das vagas após essa nova lei”, garante.

Para o autor da proposta, a ação é a garantia de um direito. "Sabemos que trata-se de uma medida educativa, que resgata apenas algo que deve ser prática de todos: o respeito ao semelhante, sobretudo, aos que precisam de tratamento diferenciado", aponta Flávio Nogueira no texto do projeto original.

Clique aqui e curta o Portal Meio Norte no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES