Lei proíbe espaços públicos com nomes de torturadores

Os prédios e espaços públicos devem passar por uma análise aprofundada.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Rodovias, repartições públicas e bens de qualquer natureza pertencente ou sob a gestão da Administração Pública Estadual, de forma direta ou indireta, não poderão homenagear pessoas que tenham praticado ou pactuado com violações de direitos humanos, notadamente durante o período da Ditadura Militar.

Isso é o que coloca a Lei 7248/2019, sugestão do Conselho Estadual de Direitos Humanos, que foi acatada pelo deputado Franzé (PT).

Os prédios e espaços públicos devem passar por uma análise aprofundada. “Nós do Conselho Estadual de Direitos Humanos estamos oficiando aos órgãos para solicitar o nome de cada edificação e rodovia para fazer o levantamento se algum desses prédios homenageia torturadores. Diante desta constatação, vamos pedir a substituição, como está na lei”, explica Marinalva Santana, presidenta do Conselho.

A lei dá autoridade ao Conselho em fiscalizar a aplicação da legislação. “A lei 7248/2019 foi uma sugestão do Conselho, que foi acatada pelo deputado Franzé, que para nossa alegria coloca protagonismo do Conselho nesse aspecto, solicitando substituições. Importante dizer que a lei só vale para prédios públicos. Vamos ver escolas, sistemas prisionais, escolas”, acrescenta a presidenta. 

Dois prédios já estão na mira do Conselho. “Nós identificamos duas escolas no site da Seduc, que fazem homenagens a colaboradores da ditadura. Temos uma no bairro Ilhotas, em Teresina, e também em Piracuruca”, revela Marinalva

Marinalva Santana ressalta que a lei instrumentaliza uma questão marcada pela dor e o sofrimento das famílias que sofreram e sofrem com as marcas da ditadura. “Nós entendemos que a lei é um marco legal importante porque ela reafirma a democracia como valor importante na sociedade, além de reafirmar a reprovação à tortura, que é uma prática execrável, desde a Constituição de 88. Maranhão, Ceará, Pernambuco e Minas Gerais já têm lei nesse sentido”, finaliza. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES