Leitura infantil: Brasil ocupa a 39º posição em ranking de 43 países

Entre 43 países, Brasil ocupa a 39º posição em teste de habilidade de leitura entre crianças.

Segundo estudo, 38% dos brasileiros não dominaram habilidades mais básicas de leitura | iStock - Foto: Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em teste de habilidades de leitura com crianças, envolvendo o estudo de 43 países, Brasil ocupou 39º lugar no ranking, ficando atrás de nações subdesenvolvidas como Azerbaijão e Uzbequistão. O exame internacional mede a capacidade de leitura de crianças que estão no 4º ano do ensino fundamental, com média de idade entre 9 e 10 anos.

O exame em questão, chamado de Pirls, abreviação do título em inglês Progress International Reading Literacy Study, é realizado pelo IEA (International Association for the Evaluation of Educational Achievement), desde 2001, uma cooperativa internacional de instituições nacionais de pesquisa, acadêmicos e analistas que trabalham para avaliar, entender e melhorar a educação em todo o mundo.

O Brasil estreou no Pirls no ano de 2021 e os dados foram divulgados apenas hoje, terça-feira (16), em maio de 2023. O teste avalia a capacidade das crianças na compreensão de textos, em estabelecerem conexões entre as informações que foram lidas e conseguirem desenvolver um senso crítico a respeito de um conteúdo.

O teste é aplicado em forma de avaliação escrita, para alunos da rede pública e privada de todos os países selecionados, composto por questões dissertativas e mais elaboradas do que as usadas em exames nacionais, por exemplo, o Saeb (Sistema Nacional de Avaliação de Educação Básica).

O atraso em relação ao resultado se deu por conta da pandemia e das restrições de segurança nas escolas, como a pausa temporária das atividades, os 400 mil estudantes dos 43 países avaliados, realizaram a prova entre outubro de 2020 a julho de 2022. No Brasil, os alunos realizaram a prova no final de 2021.

Em depoimento o portal G1, especialistas afirmam que os dados divulgados são preocupantes, pois, segundo os mesmos, 38% dos participantes brasileiros não conseguiram dominar as habilidades mais básicas de leitura, e somente 13% dos alunos foram classificados, segundo a avaliação.

“É um cenário difícil. E pode ser que a situação seja mais grave, porque a avaliação considera os alunos que estavam na escola. Sabemos que na pandemia, quase 2 milhões de crianças ficaram sem aula”, afirma Anna Helena Altenfelder, presidenta do conselho de administração do Cenpec, organização que busca eficiência na educação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES