Líbia recupera mil corpos em cidade inundada após tempestades

Ministro estima que a tempestade mediterrânea Daniel matou 2,5 mil pessoas além de deixar 25% da cidade de Derna debaixo d'água

Líbia recupera mil corpos em cidade inundada após tempestades | Foto: Crescente Vermelha/AFP e Governo da Líbia via Associated
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após uma tempestade atingir o país no domingo (10), cerca de mil corpos foram recuperados na cidade de Derna, localizada no leste da Líbia. “O número de corpos recuperados em Derna é superior a mil. Não estou exagerando quando digo que 25% da cidade desapareceu. Muitos, muitos edifícios desabaram (...) Os corpos estão por toda parte - na água, nos vales, sob os edifícios", disse Hichem Chkiouat, ministro da Aviação Civil e também integrante do Comitê de Emergência criado após as enchentes. 

O ministro indicou que o número de vítimas fatais pode ultrapassar 2,5 mil à medida que o contingente de desaparecidos cresce. Um representante do Crescente Vermelho, que tem função equivalente à Cruz Vermelha em nações de maioria islâmica, declarou que aproximadamente 10 mil pessoas se encontram desaparecidas.

Derna, situada ao longo da costa da Líbia, é atravessada por um rio que flui das terras altas em direção ao sul. A cidade conta com barragens para prevenir inundações. Com uma população de aproximadamente 125 mil habitantes, Derna foi severamente afetada pela tempestade, com ruas inundadas, residências alagadas, edifícios danificados, veículos virados e moradores arrastados pela força das águas. Além disso, a tempestade provocou a destruição de barragens na região.

A tempestade mediterrânea Daniel, que atingiu a Líbia no domingo (10), também causou impactos nas cidades de Benghazi, Sousse, Al Bayda e Al-Marj. Antes de atingir o norte da África, a tempestade Daniel causou danos significativos na Grécia, Turquia e Bulgária. A Líbia solicitou assistência internacional para auxiliar na sua recuperação após essa tragédia. Na resposta a esse apelo, países como os Estados Unidos e a Turquia enviaram aviões com suprimentos para auxiliar a nação africana. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES