Licitação: mais de 3 mil funcionários do transporte público podem perder o emprego

A permanência dos demais trabalhadores também não está assegurada.

3500 trabalhadores podem perder o emprego | Reprodução Rede Meio Norte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os motoristas, cobradores de ônibus e demais servidores do transporte público de Teresina fizeram manhã desta quarta-feira, 11, uma peregrinação pelo plenário e gabinete dos Vereadores. A razão está na retirada da obrigatoriedade das empresas vencedoras das licitações de ônibus a indenizarem a quem venha sair do sistema após o processo licitatório.

A permanência dos demais trabalhadores também não está assegurada. ?Se esse projeto passar, da forma como o prefeito enviou para a Câmara, o desemprego é total. Pois não temos nenhuma garantia com essa licitação que está vindo aí?, diz um funcionário de empresas de ônibus.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes(Sintepro), Francisco Oliveira, afirmou, durante o programa Agora desta quarta-feira, 11, que a licitação é uma bandeira que vai determinar que a Prefeitura de Teresina faça o que lei determina.

?Nós queremos que em todos esses ônibus exista o cobrador. Nós queremos que a Câmara garanta de fato?, apela o presidente.

?Se uma empresa de fora ganhar a licitação, nós queremos que todos os trabalhadores que fazem o transporte urbano de Teresina tenha a garantia do emprego?.

O presidente do Setut, Herbert Miúra, afirmou, em entrevista ao Agora, que não há garantias de que a empresa vencedora da licitação absorva todos os trabalhadores. ?Nós não temos essa garantia. Hoje, nós temos dentro do Sistema 3500 trabalhadores que podem perder o emprego se nós não tivermos a garantia no processo de licitação.?

Segundo ele, a medida é unir Sindicato, Prefeitura e Câmara para assegurar a absorção dos trabalhadores. ?Nós queremos a garantia que a empresa que ganhar as licitações garanta a permanência de todos os trabalhadores do sistema?.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES