Líderes da Índia e Paquistão se reúnem para melhorar relações

A Índia suspendeu um demorado processo de paz com o Paquistão depois dos ataques a Mumbai

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os premiês da Índia e do Paquistão tiveram "conversas muito boas" na capital do Butão e concordaram que as relações entre eles deveriam ser normalizadas, disse nesta quinta-feira a secretária de Relações Exteriores indiana, Nirupama Rao.

O primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh, e seu colega paquistanês Yousuf Raza Gilani estão no Butão para uma cúpula de líderes sul-asiáticos. Essa foi a primeira reunião entre os dois líderes em nove meses.

"Ministros e secretários de Relações Exteriores devem se reunir o mais rápido possível", disse Rao a jornalistas depois da reunião.

A declaração de Rao demonstrou algum progresso nas relações entre os dois rivais que estiveram congeladas desde os ataques de 2008 a Mumbai. A estabilidade entre as duas potências nucleares é vista como crucial para ajudar nos esforços, liderados pelos EUA, de trazer paz ao Afeganistão.

A Índia suspendeu um demorado processo de paz com o Paquistão depois dos ataques a Mumbai, responsabilizando militantes do país vizinho. Islamabad quer a retomada dos diálogos, mas Nova Délhi já disse que isso deveria ocorrer apenas se os mentores do ataque fossem punidos pelo Paquistão.

Segundo analistas, a reaproximação de Islamabad foi uma medida altamente política para Nova Délhi, mas um empurrãozinho de Washington e as opções diplomáticas cada vez menores fizeram com que a Índia se abrisse aos diálogos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES