Ligações realizadas em orelhões da Oi no PI voltam a ser gratuitas

A determinação é da Anatel e vale para o PI e mais 15 estados

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Agência Nacional de Telecomunições (Anatel) determinou que as ligações locais de longas distâncias que são realizadas de orelhões da OI devem ser gratuitas no Piauí e em mais 15 estados do Brasil.

A medida começou a vigorar desde o último domingo (1º) e segue até o dia 30 de março do próximo ano.

Os outros estados beneficiados são: Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espirito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima, Santa Catarina e Sergipe.

Segundo a Anatel, a medida se dá porque o nível de orelhões em condições de operações nesses estados não atingem os patamares estabelecidos pela agência reguladora. A disponibilidade da planta de orelhões deve ser de no mínimo 90% em todas as Unidades da Federação e de no mínimo 95% nas localidades atendidas somente por orelhões.

Este é o sexto ciclo de gratuidade em ligações a partir de orelhões estabelecido pela Anatel, o primeiro foi em 15 de abril de 2015. Agora, as novidades são a entrada da gratuidade em quatro estados (Espírito Santo, Roraima, Santa Catarina e Sergipe), onde os orelhões não atingiram os níveis mínimos estabelecidos, e a retirada do Rio Grande do Sul.

Desde o último domingo, a Oi pode cobrar as ligações originadas dos orelhões gaúchos, 92% dos orelhões do Estado estão funcionando segundo a medição realizada em agosto passado pela agência reguladora.

A Anatel divulgará o resultado da próxima aferição das condições de disponibilidade dos orelhões em 30 de março, já que a nova aferição acontece no final de fevereiro de 2018.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES