Lilia Schwarcz é eleita para ocupar cadeira na Academia Brasileira de Letras

Com a vitória, Lilia assume no lugar de Alberto da Costa e Silva, o diplomata, poeta e historiador faleceu em novembro de 2023 por causas naturais

Lilia Schwarcz é eleita para ocupar cadeira na Academia Brasileira de Letras | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quinta-feira (07) a antropóloga e historiadora Lilia Moritz Schwarcz foi eleita para ocupar a cadeira 9 da Academia Brasileira de Letras. Com a vitória, Lilia assume no lugar de Alberto da Costa e Silva, o diplomata, poeta e historiador faleceu em novembro de 2023 por causas naturais. 

VITÓRIA: Lilia é professora sênior do Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo (USP) e também Visiting Professor na Universidade de Princeton nos Estados Unidos. Ela venceu a corrida pela cadeira contra  o diplomata e escritor Edgar Telles Ribeiro por 24 votos a 12. A votação contou apenas com duas abstenções.

VIDA: A historiadora é uma das mais famosas do Brasil, natural da cidade de São Paulo, Schwarcz nasceu em 1957. Ao longo de sua carreira já foram mais de 30 livros publicados, com focos em temas como Brasil colonial, escravidão, cultura popular e as questões raciais. Ela é também uma das fundadoras da editora Companhia das Letras.

OBRAS: Seu livro mais famoso é a obra “As Barbas do Imperador” sobre a vida de Dom Pedro II, vencedor do Prêmio Jabuti de 1999 de Livro do Ano. Além da coleção  "História do Brasil Nação em seis volumes" e  "Lima Barreto - Triste visionário".

Lilia Schwarcz é eleita para ocupar cadeira na Academia Brasileira de Letras / Foto - Divulgação



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES