Liminar determina retorno de professores às salas de aula no Piauí

A liminar também proíbe a ocupação ou invasão de prédios públicos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O desembargador Francisco Antônio Paes Landim Filho concedeu liminar, nesta quarta-feira (2), determinando o retorno de 70% dos trabalhadores em educação básica do Piauí, no prazo máximo de 48h, para que seja iniciado o ano letivo na rede estadual de ensino, de modo a preservar a continuidade da prestação dos serviços essenciais de educação.

A liminar também proíbe a ocupação ou invasão de prédios públicos de qualquer dos membros da categoria para fazer manifestação nos prédios públicos, escolas. Caso tenham ocupado, a liminar determina que o prédio seja desocupado.

Segundo o Procurador Geral do Estado, Plínio Clerton, a liminar também proíbe ação de grevistas para impedir o acesso às escola e às salas de aulas dos professores que pretendem trabalhar. “Qualquer descumprimento a uma dessas ações determinadas pela liminar, vai pagar multa no valor de R$ 100 mil em desfavor do suscitado.

Na liminar, o desembargador marcou nova audiência para solução consensual do conflito para o dia 14 de março, às 10h30, a ser realizada no Plenário desta Corte, devendo ser expedido mandado de intimação pessoal para as partes, para o chefe do Ministério Público Estadual (Procurador Geral de Justiça) e, pela importância do fato, para o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Piauí, como representante da sociedade civil.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Educação aproveita a situação para convocar todos os professores e alunos da rede pública para volta às aulas. Todas as escolas e suas estruturas estão prontas para o recomeço do ano letivo e aguarda o retorno dos professores em face da decisão judicial proferida pelo desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí, Francisco Paes Landim Filho que determina a retomada dos trabalhos na educação básica do estado.

A Seduc informa ainda que, considerando a audiência de conciliação marcada para o próximo dia 14 de março, o Estado suspende o reajuste de 5% retroativo a janeiro, anteriormente proposto, e aguardará a implantação parcial do mesmo após os trâmites judiciais do dissídio coletivo. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES