Limpeza pública garante qualidade de vida aos teresinenses

Limpeza pública garante qualidade de vida aos teresinenses

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Garantir uma cidade limpa, proporcionando bem-estar e sa?de para a popula??o tem sido uma das marcas da Prefeitura Municipal de Teresina. Para realizar os necess?rios servi?os de limpeza e conserva??o urbana, o munic?pio investe em a?es planejadas como capina, varri??o e coleta de lixo domiciliar e hospitalar. Entre maio e outubro deste ano, por exemplo, o munic?pio investiu o valor m?dio de 2.268.523,60 por m?s no setor. Embora a execu??o dos servi?os seja terceirizada, sob a responsabilidade da empresa Qualix Servi?os Ambientais LTDA, a Prefeitura mant?m rigoroso controle do trabalho por meio das superintend?ncias de desenvolvimento urbano ? SDUs.

?Nossa aten??o com limpeza p?blica de Teresina vai al?m da inten??o de proporcionar a sensa??o de bem-estar e beleza para a cidade, trata-se de uma quest?o de sa?de?, disse o prefeito S?lvio Mendes. Dessa forma ? que os servi?os de limpeza p?blica est?o, cada vez mais, presentes na vida do teresinense, atendendo diferentes regi?es da cidade. Morando no J?quei Clube h? 30 anos, considerado ?rea nobre, a dona-de-casa Francisca Fernandes da Silva se diz satisfeita com a coleta do lixo domiciliar. ?A gente fica segura com o recolhimento do lixo. A coleta ? feita tr?s vezes na semana. Sabendo a programa??o, basta colocar o lixo na frente de casa e pronto: temos limpeza garantida?, revela.

Francisca Maria dos Santos mora no Residencial S?o Jos?, na vila Loteamento Mocambinho, periferia da cidade. A coleta de lixo no lugar tem a mesma aten??o dada, por exemplo, ao J?quei Clube. ?Aqui o carro do lixo passa tr?s vezes na semana. S? fica com lixo em casa quem quer. N?o temos do que reclamar. A limpeza feita pela prefeitura ? muito bom?, garante. A consci?ncia dessas donas-de-casa tem sido importante na manuten??o da higiene da capital, alerta S?lvio Mendes. ?A Prefeitura est? fazendo a sua parte, mas ? importante a parceria de toda popula??o. O simples ato de se programar para colocar o lixo na porta de casa pr?ximo ao hor?rio da coleta j? ajuda muito?, observa o prefeito.

Diariamente, o aterro sanit?rio da capital recebe 500 toneladas de lixo, recolhidas dos bairros e vilas de Teresina por caminh?es e ca?ambas. Para deixar a cidade limpa ? necess?rio o planejamento e execu??o de v?rias tarefas. S?o a?es como varri??o e capina, realizadas atrav?s da coordena??o das SDUs. Como acontece na regi?o Sul, a SDU correspondente coordena um grupo de 11 equipes, com 13 homens cada, e 02 equipes flex?veis. As equipes trabalham de acordo com o cronograma de limpeza feito pela sua ger?ncia. O superintendente da SDU-Sul, Marcos Elvas, informa que o trabalho exige dedica??o para ser bem feito.

?A seriedade com que realizamos os servi?os de limpeza p?blica ? um dos fatores que nos ajudam a alcan?ar bons resultados. Melhor ser? quando cada cidad?o entender sua import?ncia para ajudar a manter a cidade limpa?, ressalta. Elvas lembra que, atrav?s de processo licitat?rio, a Prefeitura contratou a Empresa Qualix para a presta??o dos servi?os de limpeza p?blica. Esta vem mantendo efici?ncia no trabalho, equipamentos e quantidades de trabalhadores suficientes, bem como vem garantindo direitos trabalhistas desses profissionais. Para a Prefeitura a licita??o obedeceu a todos os preceitos contidos no edital, garantindo a escolha da melhor e mais econ?mica proposta para o munic?pio.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES