Lineu Araújo atende 6 mil com doenças sexualmente transmissíveis

A AIDS é uma das doenças mais comuns atendidas no SAE.

AIDS, sífilis, gonorréia, HPV e herpes genital são as doenças sexualmente transmissíveis mais comuns no país. Visando garantir maior qualidade de vida aos usuários com esses agravos, a Prefeitura de Teresina mantém o SAE (Serviço de Atendimento Especializado) no Lineu Araújo. O local disponibiliza consultas, exames e uma farmácia para entrega de medicamentos. Somente de janeiro a outubro de 2016 foram registrados 6.635 atendimentos médicos e de enfermagem.

Em Teresina o teste rápido do HIV, exame que detecta a infecção pelo vírus da AIDS, pode ser feito gratuitamente no CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), localizado na Rua 24 de janeiro, e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). No caso de confirmação da doença, o usuário pode procurar diretamente o SAE do Lineu Araújo, não havendo a necessidade de agendamento prévio. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

A presidente da Fundação Hospitalar de Teresina (FHT), Fátima Garcez, avalia o SAE. “O Serviço em Teresina é de qualidade, resolutivo, dispondo de equipe multiprofissional, entre médicos infectologistas, enfermeiros e farmacêuticos que, além do conhecimento sobre a doença, realizam um trabalho humanizado aos usuários, que por vezes são estigmatizados no seio social. No SAE os dados dos pacientes são guardados de maneira sigilosa”, afirma.

Segundo o diretor clínico e médico infectologista do Lineu Araújo, Walfrido Salmito, a AIDS é uma das doenças mais comuns atendidas no SAE. “A AIDS não tem cura e pode ser assintomática na sua fase inicial. É fundamental que a população faça o teste rápido do HIV e se proteja dessa situação, utilizando preservativo durante as relações sexuais”, conclui informando que o SAE atende usuários com DSTs e hepatites virais.

Fonte: Ascom
logomarca do portal meionorte..com