Lineu Araújo atende 6 mil com doenças sexualmente transmissíveis

A AIDS é uma das doenças mais comuns atendidas no SAE.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

AIDS, sífilis, gonorréia, HPV e herpes genital são as doenças sexualmente transmissíveis mais comuns no país. Visando garantir maior qualidade de vida aos usuários com esses agravos, a Prefeitura de Teresina mantém o SAE (Serviço de Atendimento Especializado) no Lineu Araújo. O local disponibiliza consultas, exames e uma farmácia para entrega de medicamentos. Somente de janeiro a outubro de 2016 foram registrados 6.635 atendimentos médicos e de enfermagem.

Em Teresina o teste rápido do HIV, exame que detecta a infecção pelo vírus da AIDS, pode ser feito gratuitamente no CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), localizado na Rua 24 de janeiro, e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). No caso de confirmação da doença, o usuário pode procurar diretamente o SAE do Lineu Araújo, não havendo a necessidade de agendamento prévio. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

A presidente da Fundação Hospitalar de Teresina (FHT), Fátima Garcez, avalia o SAE. “O Serviço em Teresina é de qualidade, resolutivo, dispondo de equipe multiprofissional, entre médicos infectologistas, enfermeiros e farmacêuticos que, além do conhecimento sobre a doença, realizam um trabalho humanizado aos usuários, que por vezes são estigmatizados no seio social. No SAE os dados dos pacientes são guardados de maneira sigilosa”, afirma.

Segundo o diretor clínico e médico infectologista do Lineu Araújo, Walfrido Salmito, a AIDS é uma das doenças mais comuns atendidas no SAE. “A AIDS não tem cura e pode ser assintomática na sua fase inicial. É fundamental que a população faça o teste rápido do HIV e se proteja dessa situação, utilizando preservativo durante as relações sexuais”, conclui informando que o SAE atende usuários com DSTs e hepatites virais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES