Lineu Araújo faz fisioterapia para pacientes com sequelas da Covid-19

O setor de fisioterapia, que funciona de segunda a sexta-feira, nos turnos manhã e tarde

Avalie a matéria:
Lineu Araújo faz fisioterapia para pacientes com sequelas da Covid-19 | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo (Cisla) atende pacientes com sequelas da Covid-19 com fisioterapia e com consultas e exames nas especialidades de neurologia, nefrologia, pneumologia, nutricionista e cardiologia. O Cisla é administrado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS).

O setor de fisioterapia, que funciona de segunda a sexta-feira, nos turnos manhã e tarde, atende pacientes que são encaminhados por especialistas para tratamento.

Um desses pacientes é Evando da Silva, 48 anos, que trabalha como porteiro e teve Covid em abril deste ano. Ele foi encaminhado para o Lineu Araújo porque teve 35% de comprometimento dos pulmões. “Ainda sinto falta de ar, cansaço e não consigo fazer as atividades que fazia antes de ter a doença. Comecei meu tratamento na Unidade Básica de Saúde e agora continuo aqui no Lineu Araújo fazendo fisioterapia”, relata.

O setor de fisioterapia atende pacientes que são encaminhados por especialistas para tratamento Fotos(Ascom/FMS) 

O fisioterapeuta Hermenegildo Rodrigues atende no Lineu Araújo e destaca que os pacientes com sequelas da Covid necessitam de fisioterapia respiratória e motora. “As queixas dos pacientes são cansaço, falta de ar, formigamento nos membros superiores e inferiores, dificuldade para caminhar. Trabalhamos com exercícios para melhorar a capacidade respiratória para reverter esse quadro e com exercícios para ter mais força muscular. O atendimento é feito três vezes na semana e com orientações para o paciente fazer alguns exercícios em casa e percebemos uma melhora significativa em dez sessões”, relata.

O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, destaca que o tratamento do paciente com sequelas Covid é feito por vários especialistas. “No Lineu Araújo temos esses especialistas e todos que são atendidos são com encaminhamentos de profissionais médicos que comprovam algum grau de sequela para serem reabilitados”, diz.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES