Linha branca tem última semana de IPI reduzido

Indústria e varejo tentam convencer governo a prorrogar medida

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para máquinas de lavar, geladeiras, fogões e tanquinhos entra em sua última semana. Em vigor desde abril, a medida possibilitou à indústria e ao varejo retomar as vendas desses bens duráveis, afetadas pela crise financeira internacional.

Nesta segunda-feira (26), representantes do setor reúnem-se com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, em São Paulo, na expectativa de que a renúncia fiscal seja prorrogada ao menos até o fim do ano. Ao longo de outubro, empresários da indústria e do varejo pleitearam durante encontros em São Paulo com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, a manutenção das alíquotas reduzidas até dezembro ou janeiro de 2010

O governo reduziu o IPI das máquinas de lavar roupa de 20% para 10%, das geladeiras de 15% para 5%, dos fogões de 5% para zero e dos tanquinhos de 10% para zero. Na saída de recente encontro com Jorge, a presidente do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV) - entidade que abrange as principais varejistas do País - e do Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano, manifestou "otimismo" quanto à possibilidade de renovação da medida.

O setor tentou sensibilizar o governo com a justificativa de que a prorrogação vai manter aquecido o mercado de trabalho da indústria da linha branca e do comércio, que é o segundo maior empregador do País. Vendas em alta A Whirlpool, que reúne as marcas Brastemp e Consul, mantém desde o mês de maio uma taxa média de crescimento ao redor de 20%, ante queda de 6% nos quatro primeiros meses do ano. "Existe uma demanda muito grande sustentada pela redução do IPI.

Nas últimas semanas, percebemos o grande varejo recompondo estoques fortemente, como se o incentivo acabasse em outubro", afirmou à Agência Estado seu diretor de Relações Institucionais, Armando Ennes do Valle Júnior. Segundo Valle Júnior, a Whirlpool irá manter o nível de utilização de sua capacidade instalada ao redor de 85%, independente da decisão do governo. Sazonalmente, os meses de outubro e novembro são os mais aquecidos para a indústria da linha b



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES