Linhas de cuidados do AVC e infarto já evitaram mais de 700 mortes no Piauí

Mais de 700 pacientes já foram atendidos pela teleassistência, que inclui neurologia e cardiologia 24 horas.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí vem atuando firme no enfrentamento das doenças que mais matam e incapacitam no país: o acidente vascular cerebral (AVC) e o infarto agudo do miocárdio (IAM). As linhas de cuidado do AVC e do IAM, implantadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) há 5 meses, já evitaram dezenas de mortes em todas a regiões do estado.

Mais de 700 pacientes já foram atendidos pela teleassistência, que inclui neurologia e cardiologia 24 horas, e 120 trombólises foram realizadas no SUS em todas as regiões de saúde do Piauí.

“Os resultados da fase inicial de implantação das linhas de cuidado do IAM e AVC são animadores. Isso mostra que as linhas de cuidado estão fazendo diferença real na vida das pessoas e que devem ser expandidas para que mais vidas possam ser salvas”, afirma o secretário de Saúde, Antonio Luiz.

Para se ter uma ideia da importância do serviço, segundo dados do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Cardiologia, o AVC é a principal causa de morte no país. Em 2019, o DATASUS registrou cerca de 100.520 mortes por AVC e aproximadamente 76.476 mortes por doenças isquêmicas do coração, que incluem o IAM.

Foto: Ascom/Hospital Tibério Nunes

Para as linhas de cuidado saírem do papel e chegarem de fato à população, a Sesapi fez um plano de ações incluindo a qualificação de mais de 4000 profissionais de saúde, da descentralização da alta complexidade e de um banco de dados.

“Com o início efetivo das linhas de cuidado do IAM e AVC no estado do Piauí, podemos dizer que a saúde pública avançou significativamente e se tornou mais acessível e eficiente para a população. E o resultado disso foram muitas vidas salvas em 5 meses”, afirma Romilto Pacheco , neurointervencionista e coordenador estadual da Linha de Cuidado do AVC.

A enfermeira Arturgesina Martins Vasconcelos é uma prova de que as linhas de cuidado salvam vidas. Funcionária da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Floriano, ela viu a mãe de 79 anos precisar do serviço e ser atendida em tempo ágil.

“O atendimento foi excelente, equipe ágil, foi tudo no tempo certo. Foram todos receptivos e tiraram todas as dúvidas antes do procedimento”, afirmou. A mãe da enfermeira passou por uma trombólise no início da semana no Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano.

Unidade de AVC no HGV

Teresina já conta com a primeira Unidade de AVC totalmente SUS, instalada esta semana no maior hospital público do estado, o Getúlio Vargas (HGV). São dez leitos monitorizados e com equipe multidisciplinar capacitada, conforme regulamentado pela portaria nº 800 do MS de 2015.

Para o superintende de alta e média complexidade da Sesapi, Dirceu Campelo, a capital contará com uma rede de apoio de outras unidades hospitalares para garantir um melhor atendimento ao paciente vítima de AVC e IAM.

“Isso significa que os pacientes receberão um tratamento mais completo e integrado, com todo o suporte e tecnologias avançadas. Essa rede de apoio é fundamental para que possamos oferecer um atendimento de excelência aos pacientes, especialmente em casos mais complexos e de alta gravidade”, declarou.

Ainda de acordo com o superintendente, o Piauí está promovendo uma verdadeira revolução no atendimento à saúde pública. “É uma iniciativa impactante e abrangente. Estamos avançando a passos largos e essa Unidade de AVC totalmente SUS em Teresina é um marco nessa jornada.

Como ocorre o atendimento

As equipes de teleassistência da neurologia e cardiologia estão disponíveis 24h para discussão dos casos seja com a regulação, equipes do SAMU ou das unidades hospitalares. Após a definição da suspeita de diagnóstico as equipes são devidamente orientados quanto à conduta pertinente.

Uma vez definidos os critérios de inclusão para indicação da terapia aguda, e seguindo rigorosamente o protocolo de segurança em leito monitorizado, o paciente recebe o trombolítico que é administrado via endovenosa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES