Livro sobre Justiça Criminal será disponibilizado gratuitamente

O advogado criminalista Ricardo Pinheiro destaca que, como os recursos julgados pelas cortes superiores abordam exclusivamente questões de direito

Livro sobre Justiça Criminal | Ricardo Pinheiro/Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Assistir ou ler o discurso final de um advogado em defesa ou de um promotor acusando um criminoso é algo empolgante para muitos. Habilidades de comunicação, boa retórica são características fundamentais durante julgamentos. Na ficção tal situação costuma empolgar os leitores, ouvintes ou telespectadores, mas,  não é só na ficção que estes elementos são admiráveis. 

Em média, dos cerca de 70 novos processos que cada ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) recebe diariamente, a maioria é rejeitada devido a argumentações inadequadamente fundamentadas, conforme indicam decisões recentes dos tribunais.

Dessa forma, a criatividade tão apreciada na ficção também desempenha um papel crucial na realidade. Para que um processo seja aceito pelo ministro, o advogado deve conseguir demonstrar que a decisão tomada nas instâncias inferiores está em desacordo com os entendimentos atuais do STJ. 

Em outras palavras, o STJ não se interessa apenas pelo resultado de uma busca e apreensão que está sendo contestada, mas sim se a decisão que autorizou tal busca e apreensão foi devidamente fundamentada. É nesse ponto que a argumentação faz a diferença.

Nesse contexto, o advogado criminalista Ricardo Pinheiro destaca que, como os recursos julgados pelas cortes superiores abordam exclusivamente questões de direito, o conhecimento do funcionamento da Justiça Criminal e da jurisprudência atual do STJ capacitará o advogado a desenvolver uma estratégia de defesa criativa para corrigir equívocos graves que possam ter ocorrido no julgamento da ação penal, mesmo após a sentença penal condenatória ter transitado em julgado.

Pinheiro exemplifica, mencionando a anulação de uma decisão de primeiro grau que resultou em um pedido de busca e apreensão, sem a devida aplicação da técnica de fundamentação per relationem, na qual o juiz se limita a repetir argumentos das partes e não apresenta suas próprias motivações, sendo as provas coletadas cruciais para a condenação.

Além disso, ele destaca um entendimento da maioria do colegiado do STJ que apontou que a decisão proferida no Recurso Extraordinário 1.055.941 não contemplou a inversão do caminho burocrático para a comunicação oficial sobre os indícios de crimes descobertos pela Unidade de Inteligência Financeira e pela Receita Federal do Brasil. Este é um dos exemplos abordados no livro "Artigos Criminais, 1ª Edição", de autoria de Pinheiro.

A obra "Artigos Criminais, 1ª Edição" é um projeto iniciado no final de 2022 e concluído em outubro de 2023. Este projeto contínuo foi desenvolvido com o propósito de criar um guia de estudo destinado àqueles que têm interesse no direito penal e desejam atualizar-se sobre o entendimento jurisprudencial dos tribunais superiores, com foco especial no STJ.

Esse conhecimento é fundamental para, ao identificar falhas na fundamentação de uma decisão, possibilitar a interposição de um pedido revisional. Por exemplo, quando uma decisão judicial é proferida sem um esforço argumentativo adequado por parte do magistrado, a técnica da fundamentação per relationem não pode ser aplicada. Afinal, a Constituição Federal estabelece que as decisões judiciais devem ser fundamentadas, sob pena de nulidade.

O livro, assim, desempenha a função de guia para aprimoramento e adaptação a situações específicas, apresentando interpretações pessoais do autor ao analisar casos diversos.

Não estará à venda

A obra "Artigos Criminais" não estará à venda, mas sim será disponibilizada gratuitamente em formato e-book para todos aqueles que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o funcionamento da Justiça Criminal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES