Lixão de Teresina vai passar por reciclagem, afirma MPT

Edno Moura diz que a presença de crianças nos lixões é inaceitável

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em busca da sobrevivência, algumas famílias recorrem à catação de lixo em aterros sanitários para gerar renda e seu sustento. A situação insalubre, entretanto, acaba refletindo nas crianças, que muitas vezes acompanham seus pais nesse trabalho. Para combater essa conduta, uma comissão se reuniu na última sexta-feira, dia 6, para debater formas de impedir a presença de crianças nos lixões e proporcionar formas mais dignas de trabalho aos catadores.

O procurador do Trabalho Edno Moura explica que o objetivo principal da visita foi apresentar soluções para os catadores. “Os lixões precisam ser fechados e dar lugar a um novo sistema de depósito de resíduos. É preciso promover a inclusão dos catadores em novas alternativas para sobrevivência, como a reciclagem de resíduos. Outro objetivo é acabar com o número de crianças que também fazem esse trabalho, para que as famílias tenham fonte de renda mais saudável e segura”, ele conta.

Também estiveram presentes representantes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS Sul), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh) e Litucera.

“Precisamos trabalhar de maneira articulada para erradicar o trabalho infantil. Nós trouxemos o tema de forma educativa e com oferta de serviços, de maneira a formar cidadãos. O maior problema é conseguir trabalhar de maneira integrada com a comunidade, que passa por situação de desemprego e desinformação. Muitas vezes, esse trabalho é repassado de geração em geração”, explica a coordenadora do CREAS Sul, Marta Sérgia.

O encarregado do aterro, José Filho, afirma que o combate às invasões de catadores é de difícil execução. “Nós colocamos a cerca, mas eles sempre furam e conseguem entrar. Os catadores também ameaçam os funcionários da empresa responsável pela coleta do lixo”, alega.

Apesar das ameaças, o procurador Edno Moura diz que a presença de crianças e adolescentes no local é inaceitável. “Nós precisamos conversar com a associação de catadores, saber quais são as necessidades deles e ser firmes. É preciso quebrar esse ciclo. Não podemos mais aceitar crianças ou adolescentes trabalhando aqui”, assevera.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES