Lixo eletrônico ainda é subaproveitado no Piauí

Lixo eletrônico é algo rentável e muito caro, mas que ainda é subaproveitado no Piauí

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Lixo eletrônico pode ser mais luxuoso e lucrativo do que se imagina. Computadores, celulares, notebooks, câmeras digitais, MP3 player, entre outros que geralmente são descartados de maneira incorreta. Isso é prejudicial ao meio ambiente, pois muitos destes produtos possuem elementos químicos agressivos a natureza e a saúde humana, como . Se fossem reciclados poderiam render novas peças novinhas.

O poder público ainda não se atentou para investimentos em reciclagem, sobretudo no que se trata de resíduos eletrônicos. Apesar desta falta de apoio estatal, alguns setores da sociedade já perceberam a rentabilidade do lixo eletrônico e vem se articulando para reaproveitar estes produtos. É o caso da Projeto de Metarreciclagem do Movimento pela Paz na Periferia (MP3), que pratica a sustentabilidade e consegue obter bons frutos e proteger o meio ambiente.

Metarreciclagem é o carro-chefe do projeto MP3 e, além de dá nova vida aos computadores e aparelhos eletrônicos usados, dá novos rumos aos jovens e adultos atendidos. O projeto consiste em desmontar e verificar o funcionamento destes equipamentos que se amontoariam em qualquer lixão da cidade e que chegam por meio de doações para as mãos habilidosas e cabeças criativas dos participantes do projeto.

Coordenador técnico da estação de metarreciclagem do Piauí e do Nordeste, Nelson Chaves explica que a base do processo se constitui em 5 erres: reduzir, reaproveitar, reutilizar, recicla e repensar. ?Trabalhamos em primeiro lugar a recuperação de pessoas retirando jovens da periferia e dando oportunidade de participar da sociedade como gerador de renda. Para que isso tudo funcione a gente precisa de matéria-prima que é adquirida através de doações de todo Piauí?, explica Nelson.

Ele avalia que lixo eletrônico é algo rentável e muito caro, mas que ainda é subaproveitado no Piauí. ?O Piaui é pobre no sentido desse cuidado com a natureza se fala muito e se faz pouco?. No MP3 eles tentam mudar esta realidade e informa que dos resíduos eletrônicos é possível retirar ouro, cobre, alumínio e ferro que serão comercializados e ajudarão na renda da entidade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES