'Lixo Zero' analisa mais de 700 recursos de descarte irregular em Teresina

Somente neste ano, o Programa Lixo Zero aplicou mais de 600 procedimentos, entre notificações e multas

Avalie a matéria:
'Lixo Zero' analisa mais de 700 recursos de descarte irregular em Teresina | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O mutirão realizado pelo Programa Lixo Zero, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH), zerou os processos acumulados desde 2019. Ao todo, mais de 700 recursos impetrados contra a aplicação de multas foram analisados.

A supervisora administrativa do Programa, Monny Verçosa, explica que o setor jurídico iniciou o mutirão logo no início da gestão do prefeito Doutor Pessoa. Segundo ela, no mutirão foram analisados, em média, 40 processos por semana, o que é considerado um volume bastante significativo, visto que a equipe conta com apenas dois advogados.

“Esses processos são resultado da fiscalização que nossas equipes fazem em campo, verificando e investigando o descarte irregular de lixo. Funciona assim: primeiro fazemos a notificação. Se a pessoa não recolher o lixo dentro do prazo, ela pode ser multada. Porém, tem direito a recorrer da multa. Quando recorre, o processo volta para nosso setor jurídico analisar”, esclarece Monny Verçosa.

A multa para quem descarta lixo em local proibido varia de R$ 369,02 a R$ 3.690,30. O valor varia de acordo com a quantidade e o tipo de resíduo, e também com a frequência de descarte e o impacto que causa no meio ambiente. “Temos a advertência depois a multa leve, a grave e a gravíssima. Em última instância, a infração pode resultar na cassação do alvará de funcionamento pela Prefeitura de Teresina”, alerta a supervisora.

Somente neste ano, o Programa Lixo Zero aplicou mais de 600 procedimentos, entre notificações e multas. Está em andamento na SEMDUH uma licitação para a instalação de 50 câmeras de monitoramento, com o objetivo de ampliar as fiscalizações.

“Nós estamos fazendo o impossível para diminuir a quantidade de descarte irregular de lixo, para acabar com essa cultura que faz tão mal à nossa população e ao meio ambiente. Além das fiscalizações, também fazemos um ostensivo trabalho de prevenção e de conscientização da nossa sociedade sobre os prejuízos que o lixo causa, quando jogado em local proibido”, enfatiza o secretário da SEMDUH, Edmilson Ferreira.

Como descartar o lixo corretamente:

– Lixo doméstico: o recolhimento é feito de porta em porta, dia sim e dia não, pelos caminhões de coleta residencial em toda a cidade.

– Podas de árvore, resto de material de construção ou demolição e móveis usados: o destino correto são os Pontos de Recolhimento de Resíduos (PRRs), que são os containers colocados em pontos estratégicos nos bairros.

– Material reciclável: até 50 quilos devem ser colocados nos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), presentes nas praças da cidade. Acima desse peso, fazemos o recolhimento gratuitamente, em dia e horário agendado através do Disk Coleta: 9.8104-6786 (zonas sul e sudeste) e 9.8130-7739 (zonas norte, leste e centro).

No site da Semduh (semduh.teresina.pi.gov.br), na aba de Serviços, os teresinenses têm acesso à localização de todos os PEVs, PRRs e também dos dias de coleta domiciliar em cada bairro.

Como denunciar

O secretário Edmilson Ferreira destaca que a população pode ajudar a manter a cidade limpa praticando o descarte do lixo no local apropriado e denunciando quem cometer infrações.

“O Programa Lixo Zero recebe denúncias através do Whatsapp 86 9.9402-3074. É importante que o cidadão envie alguma informação sobre o ocorrido, uma imagem, uma foto ou uma identificação, por exemplo. A denúncia é anônima e será de grande ajuda para nossa cidade”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES