Luciano Carlos recebe bolsa de estudos e notebook

História de dedicação e batalha por um sonho foi revelada em um dos programas da Caravana Meu Novo Piauí.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O estudante da escola pública que passou para o curso de medicina, no vestibular na UESPI, Luciano da Silva Souza, esteve em Teresina nesta terça, onde foi recebido pelo secretário de Educação, Antonio José Medeiros. A história de dedicação e batalha por um sonho foi revelada em um dos programas da Caravana Meu Novo Piauí.

Luciano e seus pais foram surpreendidos com a notícia de que o futuro médico terá uma bolsa mensal no valor de um salário mínimo para ajudar nas despesas enquanto estiver na universidade. Ele também receberá R$ 1 mil no início de cada ano para utilizar na compra de livros e ganhou um notebook. ?Eu agradeço pela solidariedade e a todos que torceram por mim. Farei o possível para ser merecedor disso tudo?, declarou o estudante.

Os pais, Antonio Carlos da Silva e Luíza da Silva não disfarçavam o orgulho e as lágrimas de emoção. ?Essa é uma coisa surpreendente porque se for analisar a trajetória dele, uma vitória dessas é para poucos?, disse o agricultor.

Luciano é mesmo uma exceção. Dos 80 colegas que estudavam na escola da rede pública, no município de Valença, somente ele e mais cinco estudantes conseguiram vaga na UESPI ou na UFPI. Para isso, Luciano estudava seis horas diariamente durante a semana e o dia todo aos finais de semana, quando não precisava trabalhar.

O rapaz é de família humilde e os pais são moradores no sítio de Francisca Evangelina de Souza há 30 anos. Por um tempo, Luciano achou que não teria onde morar, mas duas pessoas solidarizaram-se com sua história e propuseram ajudá-lo. ?Em 2008, quando ele tentou pela primeira vez e não passou, eu avisei que era para ele estudar; o resto a gente resolvia?, disse Evangelina, que ofereceu sua casa para o rapaz morar.

Sem saber que Luciano já tinha onde ficar, Alberta Almeida ainda ligou para o Sistema Meio Norte oferecendo moradia também. ?Eu já abriguei outras duas pessoas para fazer o ensino médio. Gosto de ajudar quem tem interesse em crescer?, declarou a psicóloga.

O secretário de Educação revelou que o presidente Lula citará o Estado como um dos que mais se destacou nos índices de educação. Segundo ele, 8 dos 10 indicadores mostram um crescimento de até 100%. ?Em sete anos, nós passamos de 50 mil alunos na Universidade para 100 mil. 93% das crianças de 6 a 14 anos estão na escola e o Piauí é o Estado que mais aprova estudantes da rede pública para um curso superior?, disse Antonio José Medeiros.

Mesmo assim, o secretário admite que existem muitas falhas, como os laboratórios de ciências e bibliotecas, que ainda não estão presentes em todas as escolas. ?A dívida é muito grande e vem de governos passados?, declarou Medeiros.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES