Luta contra a pedofilia deve ser prioridade política no Brasil, dizem juristas

Tema foi foco central do 5º Fórum Internacional de Justiça, encerrado hoje em São Paulo

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O combate à exploração infantil e aos crimes de pedofilia deve ser prioridade do governo e da Justiça no Brasil, defenderam juristas, especialistas e militantes que participaram do ?5º FOR-JVS - International Forum of Justice? (Fórum Internacional de Justiça), que teve início na última quinta (13) e acabou no final da manhã deste sábado (15), em São Paulo.

Para o presidente do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo), desembargador Antonio Carlos Viana Santos, o medo de se expor ainda inibe grande parte das vítimas de abusos sexuais. O desembargador comandou uma mesa de debate sobre o tema na última sexta, e destacou a importância de ?endurecer? a luta contra a pedofilia.

- A grande dificuldade é que quem é agredido demora a exteriorizar. [...] A vergonha é igual à da mulher quando acontece o estupro.

Já a advogada Roseane Miranda, criadora do primeiro site para denunciar abusos contra crianças, diz que é preciso uma legislação específica sobre a internet que aborde a questão ? já que a web é uma das principais armas usadas pela ?máfia da pedofilia?. O deputado estadual José Bruno (DEM), fundador da CPI da Pedofilia em São Paulo, também esteve no encontro e defendeu que o país tenha uma delegacia especializada em atender crimes contra menores.

Outros crimes

O tráfico internacional de pessoas foi outro destaque do fórum. Segundo o presidente da Conamp (Associação Nacional de Membros do Ministério Público), César Mattar Júnior, é crescente o número de jovens brasileiras escravizadas sexualmente no exterior, sobretudo em países da Europa.

- Não existem dados porque, afinal, é uma prática ilegal. Mas estima-se que o tráfico internacional de pessoas movimente, anualmente, cerca de US$ 50 bilhões em todo o mundo.

Considerada uma das grandes responsáveis pela retração da máfia na Itália, a procuradora da Justiça Diana de Martino revelou como agem os mafiosos e o como o país combate este tipo de organização. Na opinião dela, para tirar poder das facções criminosas, o Brasil deveria cortar a comunicação entre líderes presos e os criminosos do lado de fora.

- É um absurdo pensar que os presos possam ter acesso a celular [como ocorre no Brasil]. O país deve criar uma forma de barrar a tecnologia nas prisões.

Entre a quinta e o sábado, foram realizadas cerca de 20 palestras, além de painéis e núcleos temáticos de debate, voltados para juízes, promotores da Justiça, advogados, acadêmicos e delegados das polícias civil e federal. O objetivo do encontro, segundo a organização, era propiciar a troca de experiências entre os profissionais da Justiça.

Promovido pela APM (Associação Paulista de Magistrados) e pelo Jornal da Justiça, o Fórum Internacional de Justiça teve o patrocínio da Rede Record, da Odebrecht e da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES