Macarrão é ótimo para quem está de dieta, sugere o Jornal Meio Norte

Macarrão é ótimo para quem está de dieta

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Criança adora inventar e, na hora de comer, os pequeninos deixam qualquer mãe em preocupação constante. Para não perder o sono, ficar atenta a algumas atitudes pode fazer toda a diferença no crescimento do seu filho, principalmente com tantos problemas que aparecem com o tempo, quando não há uma alimentação saudável. Uma delas é a obesidade infantil que pode transformá-lo um adulto cheio de doenças, mas nada que não possa ser corrigido com um pouco de atenção.

A obesidade infantil poderá afetar 75 milhões de crianças nos próximos 10 anos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). São meninos e meninas com risco de comprometimento da saúde, como diabetes do tipo II, doenças cardiovasculares, além de depressão e transtornos de ansiedade. Mas isso pode ser revertido com a mudança de hábitos e o exemplo dado na mesa de casa. “A alimentação errada para a criança é a mesma errada para nós, por isso é importante que os pais comam de maneira correta para dar o exemplo aos filhos. Isso vale em qualquer idade”, afirma a pediatra Wylma Hossaka.


A especialista ainda explica que não há necessidade de uma dieta diferenciada, mas devem ser evitados alimentos embutidos e pré-preparados, como salsichas e macarrões instantâneos. “Esses alimentos possuem alto teor de sódio, e nem mesmo os adultos deveriam consumir”, diz a pediatra. Além dos exemplos na alimentação, também podemos trocar alimentos industrializados por alternativas naturais. Há muitos mitos sobre o consumo das massas, mas com a ajuda da nutricionista Fabiana Fontes, você poderá acabar com alguns deles. O principal mito, diz Fabiana, é que, por ser rico em carboidratos, o macarrão seria engordativo e não deveria ser consumido em dietas. “O que colabora para o aumento de peso não é o consumo de massa e sim a quantidade ingerida e, principalmente, os acompanhamentos escolhidos”, ela explica.

De acordo com Fabiana, quando o macarrão é consumido nas quantidades adequadas e com molhos magros, como ao sugo (tomate), de ervas ou com vegetais, o resultado é mais energia para o dia a dia. “O macarrão pode ser incluído em uma dieta balanceada. Além de molhos pouco gordurosos, a dica para não elevar o valor calórico e a quantidade de gorduras é escolher acompanhamentos nutritivos como um filé grelhado (frango, peixe e carne bovina magra) ou uma boa salada de folhas e vegetais”, ensina Fabiana.


O fato de o macarrão não engordar já é uma boa notícia. Melhor ainda é saber que as massas podem ajudar a emagrecer. “O macarrão faz com que o metabolismo fique mais ativo e, com isso, queime mais gorduras”, ressalta a nutricionista. Além disso, para as mulheres que sofrem com a tão temida TPM, segue mais um benefício: o macarrão pode ajudar a liberar serotonina, substância química que age no cérebro gerando a sensação de bem-estar e tranquilizando os ânimos. Neste fim de semana, aproveite para experimentar a sugestão de receita deliciosa e balanceada feita com macarrão.

Saiba mais sobre Gastronomia no Portal Meio Norte

 

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES