Maceió: Justiça determina retirada de pardais e anulação de multas

Empresa atua também em Teresina, decisão impõe ressarcimento de mul

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em consonância com o entendimento do Tribunal de Contas de Alagoas (TCE-AL), a Justiça Estadual determinou o desligamento dos pardais eletrônicos de trânsito instalados em Maceió e a anulação de todas as multas geradas por eles desde o ano de 2015. A decisão envolve a mesma empresa que atuou na instalação dos equipamentos em alguns pontos de Teresina, aliás, a ação que motivou a suspensão do serviço de monitoramento engloba ofício da SMTT de Aracaju (Sergipe) em que os anexos autorizariam a capital de Alagoas, e a capital piauiense Teresina, Campina Grande (PB) e Caruaru (PE) a aproveitar a ata de registro de preço. Movimento que foi contestado na Justiça.

A decisão é do juiz da Vara da Fazenda, Manoel Cavalcante de Lima Neto, e indica também para o ressarcimento do valor de todas as multas decorrentes dos radares de fiscalização eletrônica, o que deve ocorrer por meio da via administrativa, bastando a realização de requerimento acompanhado da comprovação da respectiva multa e de seu pagamento. Além disso, a nulidade e, por consequência, a retirada pelo DETRAN (Departamento de Trânsito) dos registros dos pontos nas CNHs decorrentes de tais multas, razão pela qual não podem ser contabilizados nas carteiras dos alegados infratores.

A ação civil movida pelo Ministério Público alega que os estudos para a implantação dos equipamentos encontravam-se incompletos e apresentavam irregularidades. No processo judicial, garantido o contraditório, foram apresentados os estudos técnicos. No entanto, a partir do conjunto probatório, verificou-se que a instalação dos radares de fiscalização eletrônica foi contaminada de vícios, tendo em vista que, em realidade, restou comprovado que não existiam os estudos necessários anteriormente à sua implantação. O movimento na Justiça alagoana é acompanhado de perto também pela população de outros entes federativos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES