Em Goiás, mãe de 51 anos empresta barriga para filha ter um bebê

Dona de casa fez a fertilização in vitro pelo SUS, no Hospital das Clínicas.

Avalie a matéria:
Mãe de 51 anos empresta barriga para filha ter um bebê. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mesmo após ter retirado o útero há 20 anos, a funcionária pública do município de Santa Helena (GO) Fernanda Medeiros será mãe. O procedimento foi possível depois que a mãe dela fez uma fertilização in vitro no Hospital das Clínicas de Goiânia, através do Sistema Único de Saúde (SUS). A técnica de reprodução consiste na colocação de um embrião no útero em laboratório.

A futura avó declara que, além de contribuir na realização de um dos sonhos da filha, ela também está muito contente com a situação. "Esse é um sentimento que não existem nem palavras para explicar?, comenta a dona de casa Maria da Glória, de 51 anos, que teve de emagrecer para conseguir engravidar. ?A minha mãe foi guerreira. Ela teve que estar com a saúde boa e ainda emagrecer 11 kg?, ressalta Fernanda Medeiros, de 33 anos.

Além de perder peso e fazer acompanhamento com um endocrinologista, a dona de casa lembra como foram os primeiros passos antes da fertilização: ?Já tinha cinco anos que eu não menstruava, aí tomei medicamentos e consegui menstruar. Preparei o útero certinho?.

Depois de 11 anos casado com Fernanda Medeiros, o técnico agrícola Alen Martins não esconde a emoção em saber que será pai. ?Cheguei para um amigo e contei que minha sogra estava grávida e, consequentemente, ele me deu os parabéns. Já o outro que estava do nosso lado e não sabia do caso, ficou me olhado tentando entender. Agora, estamos muito felizes e ansiosos aguardando que esses noves meses passem o mais rápido possível?, declara Alen Martins.

O médico ginecologista Mário Approbato, responsável pelo processo de fertilização in vitro no Hospital das Clínicas, revela como foi realizado o procedimento para que Maria da Glória engravidasse: ?Nesse caso, utilizamos as células germinativas femininas nos ovários da paciente, que não tinha o útero, e, logo em seguida, as fertilizamos com o sêmen do marido dela. Após isso, formou-se um embrião que foi colocado na mãe do futuro bebê?.

Segundo ele, a gravidez deve transcorrer normalmente.?Tudo indica que a gravidez será muita tranquila porque ela tem saúde suficiente para ter uma boa gestação. E, outra coisa que ela tem e que a maioria das jovens não possui, é a determinação de seguir as orientações médicas durante a gravidez. Provavelmente, ela irá seguir o pré-natal muito mais aderente?.

Cadastro

A gravidez da dona de casa foi possível através do programa de Fertilização In Vitro (FIV) que atende famílias de baixa renda no Hospital das Clínicas de Goiânia. A filha dela entrou em contato com a unidade no início deste ano e, em pouco tempo, recebeu o encaminhamento do Sistema Único de Saúde (SUS) para realizar o procedimento.

Para receber todas as informações sobre como funciona a fertilização e fazer o cadastro para aguardar vaga, os interessados devem entrar em contato com a unidade através do telefone (62) 3545-1700.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES