Mãe fala do desespero dos filhos soterrados: “Eles pediam socorro”

O menino de 3 anos morreu após a parede de um barracão desabar sobre a casa onde ele morava

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

?Eu escutava os gritos dos dois pedindo socorro que choravam para sair de lá. Foi nessa hora que a gente entrou em desespero?, relatou empregada a doméstica Jéssica Correia dos Santos, mãe de Bruno Eduardo dos Santos. O menino de 3 anos morreu após a parede de um barracão desabar sobre a casa onde ele morava, em Itirapina (SP), na noite de quinta-feira (27). O corpo do garoto será enterrado no cemitério da cidade às 17h desta sexta-feira (28).

Outra criança que estava no imóvel ficou ferida na cabeça. Adrian Correia dos Santos, de 2 anos, foi levado para o Pronto-Socorro de Rio Claro. A mãe dele, grávida de cinco meses também se feriu e foi socorrida. O estado de saúde de ambos é estável.

O acidente aconteceu por volta das 19h na Rua Cinco, no Bairro Monte Alegre. O desabamento de um muro de uma construção ao lado da casa atingiu dois cômodos. No momento havia cinco pessoas dentro da residência. As crianças estavam em um deles. ?Só escutamos o barulho, foi muito rápido, não deu tempo de correr. A porta estava fechada, as crianças brincavam no meio do quarto?, relatou a mãe de Bruno.

Jéssica disse que, ao ver a cena, saiu pela rua para pedir socorro. ?O que importava no momento era a vida das crianças, que estavam embaixo dos escombros. Os rapazes que trabalhavam na obra ao lado ajudaram a retirar os blocos enquanto esperávamos pelo socorro?, lembrou.

O Corpo de Bombeiros de São Carlos e a Polícia Militar de Itirapina chegou ao local após 20 minutos para o resgate. ?Entramos e já começamos a mexer nos escombros. Infelizmente encontramos uma das crianças já sem vida. Havia uma viga de cimento em cima?, contou o sargento da PM Gilberto Adans de Oliveira.

?Os policiais fizeram um grande sacrifício para ajudar a procurar meu filho e agradeço a eles por isso?, disse Jéssica. ?Só espero que se faça justiça. Posso ter perdido tudo, mas meu filho não terei de volta?, completou a doméstica que ficou ferida nos dois braços.

Queda

O muro tinha quatro metros de altura. O Corpo de Bombeiros informou que a causa da queda da parede pode ter sido o forte vento.

?Nós não temos como afirmar se a estrutura do muro atendia as normas de engenharia, se o local possuiu projeto aprovado na Prefeitura, se a obra estava sendo executado conforme o projeto. Essas informações somente a perícia com os profissionais competentes conseguirá verificar?, disse o tenente dos bombeiros Rangel Moreira Gregório.

O barracão era construído para ser alugado depois. A Polícia Civil abriu inquérito para apurar o motivo do acidente. O advogado do dono do barracão, Luis Augusto Wicher, informou que uma construtora de São Carlos foi contratada pra fazer a obra.

?Conversamos com a construtora, que afirma que tudo está dentro dos padrões de segurança. E eles devem nos entregar ainda nesta sexta-feira toda a planta do imóvel para que a gente possa entregar à polícia e colaborar com as investigações?, disse.

Vistoria

A Prefeitura de Itirapina informou que o local deve ficar isolado para que sejam feitas vistorias de engenheiros e também da Defesa Civil para analisar o risco de novos desabamentos. Na análise será definido se há necessidade de demolir partes da obra que possam oferecer riscos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES