Mãe receberá indenização de 40 mil por ter sido submetida a aborto equivocado

Em 2019, a mulher entrou com uma ação buscando reparação por danos morais e materiais contra o hospital e o município, quando o bebê tinha apenas alguns meses de idade

O caso foi registrado no ano de 2019 | Reprodução/Ilustração
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma mãe receberá uma indenização de R$ 40 mil por danos morais por ter sido submetida a um procedimento de aborto equivocado, após receber um diagnóstico incorreto que indicava o falecimento do feto dentro de seu útero. O fato ocorreu durante um exame realizado no Hospital Materno Infantil Francisco de Assis (Hifa), localizado em Guarapari, Espírito Santo. O hospital presta atendimento tanto a pacientes particulares quanto pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A sentença que obriga o hospital e o município a efetuarem o pagamento foi estabelecida pelo juiz Gustavo Marçal da Silva e Silva, titular da Vara responsável pela Fazenda Pública Estadual, Municipal, Registros Públicos e Meio Ambiente. A decisão foi tornada pública na quarta-feira, (9), pelo Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJ-ES).

"Não se pode negar que o erro de diagnóstico que apontou a morte do feto e deu ensejo à adoção de precoce e inadequado procedimento abortivo traduz não apenas falha na prestação do serviço do HIFA como ainda situação que encarna muito mais do que mero percalço", disse o juiz em trechos da decisão.

Em 2019, a mulher entrou com uma ação buscando reparação por danos morais e materiais contra o hospital e o município, quando o bebê tinha apenas alguns meses de idade. A decisão foi anunciada na última quinta-feira (3). Quanto ao segundo pleito, referente aos danos materiais, ele foi rejeitado pela corte devido à falta de evidências suficientes para comprovação.

Hospital em que o caso foi registrado em 2019( Foto: Reprodução)

De acordo com Nelson Braga de Morais, advogado da vítima, mãe da criança, relatou que a criança, hoje com quatros anos, apresenta sequelas neurológicas e físicas, mas a mãe está satisfeita com a sentença decretada. 

"A posição da autora é de satisfação em relação ao valor fixado pelo magistrado na sentença. É bem provável que haverá recurso, porém em primeira instância já há o reconhecimento de que o procedimento adotado no atendimento não fora realizado de forma correta", disse

A Prefeitura municipal de Guarapari comunicou que ainda não recebeu oficialmente a notificação da sentença e aguarda o desenrolar do processo para realizar as avaliações pertinentes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES