Maia cita Felipe Neto e diz que irá acelerar projeto contra fake news

O youtuber é vítima de acusações falsas e ameaças nas redes sociais. Projeto já foi aprovado pelos senadores em junho.

Rodrigo Maia durante sessão no plenário da Câmara | Foto: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse neste sábado (1º) que a Casa "vai acelerar" a análise do projeto sobre fake news já aprovado pelo Senado e que aguarda votação dos deputados. As informações são do G1.

Maia fez a afirmação em uma rede social ao comentar recentes ataques ao youtuber e influenciador digital Felipe Neto. O parlamentar também convidou Felipe para discutir a proposta em uma reunião e "melhorar" o texto.

"Felipe Neto, a covardia é a virtude dos fracos. Esses ataques só reforçam o caráter daqueles que são incapazes de vencer um debate com argumentos e com respeito. Por tudo que você tem sofrido nesses dias, nós vamos acelerar o projeto de combate às fake news", disse Rodrigo Maia.

Rodrigo Maia durante sessão no plenário da Câmara — Foto: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados 

Também em uma rede social, o influenciador disse ao presidente da Câmara que aceita o convite e agradeceu pelo apoio. "Vamos conversar", disse o youtuber.

Nos últimos anos, Felipe Neto passou a fazer postagens sobre política nas redes sociais. O influenciador era crítico ao governo da ex-presidente Dilma Rousseff. Depois que começou a fazer críticas públicas ao presidente Jair Bolsonaro, passou a ser vítima de acusações falsas e ameaças nas redes sociais, como mostrou o Jornal Nacional.

Na última quarta-feira (29), homens foram com um carro de som até a casa do youtuber fazer ataques verbais a ele.

O projeto

Aprovada pelos senadores em junho, a proposta sobre fake news, em linhas gerais, prevê: rastreamento de mensagens reencaminhadas em aplicativos de conversa; que provedores de redes sociais tenham sede no Brasil; regras para impulsionamento e propaganda nas redes sociais.

O projeto é alvo de divergências entre parlamentares. Defensores do texto dizem que o objetivo da proposta é combater comportamentos inautênticos e distribuição artificial de conteúdo. O texto, de acordo com esses congressistas, também visa à adoção de mecanismos e ferramentas de informação sobre conteúdos impulsionados e publicitários disponibilizados para o usuário.

Senadores contrários ao texto, contudo, demonstram preocupação com a possibilidade de o projeto violar a privacidade e atingir a liberdade de expressão nas redes sociais.

'Tiro de bazuca'

Em um debate com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso, que também é presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Felipe Neto disse na última quinta-feira (30) que a proposta sobre fake news precisa ser mais discutida.

Para ele, do jeito que está, a proposta representa uma "certa ameaça" para a liberdade na internet.

"Não pode dar um tiro de bazuca para matar uma formiga", disse. Na avaliação do youtuber, o projeto está sendo feito por pessoas que, muitas vezes, são vítimas de conteúdo falso e que a reação pode ser "precipitada". Um tema sensível, afirma Felipe Neto, não pode ser decidido em um ou dois meses.

Nesse mesmo debate, Felipe Neto defendeu a educação digital como principal forma de combate à disseminação de notícias fraudulentas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES