Maio traz chuva de meteoros formada por rastros do cometa Halley

No dia 5 deste mês ocorrerá o primeiro eclipse lunar do ano, mas será do tipo penumbral, ou seja, a Lua passará apenas pela região menos escura da sombra terrestre,

Confira os fenômenos previstos para o mês de maio | Fernando Rodrigues/Unsplash
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A ocorrência das chuvas de meteoros ocorre quando a Terra passa por áreas com maior concentração de poeira cósmica, frequentemente deixada por cometas ao realizar suas órbitas ao redor do Sol. Entre as principais chuvas de meteoros do ano estão as de Eta Aquarídeos e Orionídeos, ambas geradas pelo cometa Halley, o mais conhecido de todos.

Para aqueles que residem no Hemisfério Sul, a chuva de meteoros de Eta Aquarídeos é uma das mais espetaculares do ano, sendo recomendável permanecer acordado durante a madrugada para admirar o show celeste.

No dia 5 deste mês ocorrerá o primeiro eclipse lunar do ano, mas será do tipo penumbral, ou seja, a Lua passará apenas pela região menos escura da sombra terrestre, resultando em uma sutil diminuição no seu brilho. Infelizmente, não será visível no Brasil, mas poderá ser acompanhado pela internet, atingindo o auge às 14h53.

Já na madrugada do dia 6, ocorrerá o pico dos meteoros Eta Aquarídeos, causados pelos grãos de poeira deixados pelo cometa Halley. Para observar, basta olhar para o Leste a partir das 2h. A qualidade da observação dependerá do nível de escuridão do local escolhido. Quanto mais escuro, mais meteoros serão visíveis.

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES