Maior alta: Piauí cresce 12,7% na cobertura de coleta de resíduos sólidos

Os dados constam no Panorama dos Resíduos Sólidos 2020, lançado pela Abrelpe e que expõem o incremento acima de 182 mil toneladas da coleta no Piauí

Os dados constam no Panorama dos Resíduos Sólidos 2020, lançado pela Abrelpe e que expõem o incremento acima de 182 mil toneladas da coleta no Piauí. | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Levantamento divulgado pela Abrelpe (Associação Brasileiras de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais) aponta que o Piauí liderou o avanço na cobertura de coleta de resíduos sólidos urbanos (RSU) no período compreendido entre 2010 e 2019. O crescimento de 12,7%, o maior entre todos os entes federativos, possibilitou um incremento superior a 182 mil toneladas de resíduos coletados nos anos descritos pelo panorama, passando de 606.630 toneladas para 789.495 toneladas. 

Em termos proporcionais, o salto foi de 56,5% de cobertura em 2010 para 69,2% em 2019, último ano mensurado pelo Panorama dos Resíduos Sólidos. O resultado explicita a melhora na observância das metas de preservação ambiental, ao tempo em que a destinação correta dos resíduos sólidos é imprescindível para a sustentabilidade. 

Tratamento correto dos resíduos sólidos é exigido por lei (Foto: Divulgação)O coordenador de Engenharia, Segurança e Meio Ambiente da empresa Sterlix, especialista em resíduos sólidos, Rafael Marques, reitera a importância de se ampliar a conscientização quanto à gestão, reverberando o trabalho desenvolvido pela empresa, que viabilizou o salto nos índices. 

"A PNRS estabelece as principais formas de como a iniciativa pública e privada devem tratar os resíduos, incentivando a reciclagem, o reaproveitamento dos materiais e a destinação correta daquilo que não tem realmente chance de ser usado novamente. Não basta descartar o lixo, é essencial o descarte correto, sustentável. Esses são eixos de preocupação e atenção na empresa, amplificar a sustentabilidade passa pelo aumento na cobertura da coleta, é um trabalho que vem sendo tocado com prioridade e daremos continuidade", apontou. 

Cabe apontar que a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) foi criada em 2010 através da Lei 12.305 e é o normativo legal que dita as regras de como o Brasil deve lidar com os resíduos, assim há uma série de metas a serem cumpridas pelos gestores, visando a preservação do meio ambiente. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES