Maior clínica odontológica do Piauí tem porta aberta para o povo

O CIS da Uninovafapi tem a maior estrutura em odontologia do Piauí e está a serviço da população através do SUS

inclusão | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A  Clínica de Odontologia da Uninovafapi é a maior e mais equipada do Piauí.  O CIS está estruturado em diversas clínicas e possui convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS), atendendo pessoas de comunidades e bairros no entorno da Instituição, como Planalto Uruguai, Vila Bandeirante, Bom Samaritano, Piçarreira, Santa Barbara, Satélite e Vila Ladeira do Uruguai.

Há várias especialidades e serviços em odontologia, incluindo o atendimento a pacientes com necessidades especiais. A Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais (PNE) atua na prevenção, diagnóstico, tratamento e no controle dos problemas de saúde bucal de pacientes específicos, como pessoas com doenças como a diabetes e hipertensão, até mesmo casos de pacientes com síndrome de down.

Clínica de Odontologia da Uninovafapi é a maior e mais equipada do Piauí - Fotos: Gabriela Varanda 

O atendimento  acontece na clínica escola, durante a disciplina prática “Pacientes Especiais”, com a professora e orientadora Isabel Cristina Quaresma do Rego. A estrutura clínica impressiona, com 54 cadeiras odontológicas e raio-x equipado com tecnologia de tomografia.

Por semana, 200 pacientes são atendidos em todo o serviço. Somente na Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais são cerca de 50 atendimentos. O local possui porta aberta e cobra uma taxa simbólica de R$5.

Maria da Conceição Batista, dona de casa, é moradora do bairro Dirceu e está há três meses fazendo acompanhamento no CIS. “O bom atendimento foi o que mais me chamou atenção. A gente não paga quase nada e o atendimento é excelente. Não deixa nada a desejar de uma clínica particular. Uma vizinha me informou e agora eu não deixo de vir”, revela.

Maria da Conceição faz acompanhamento na clínica há três meses 

Um trabalho de muitas mãos

A professora Isabel Cristina Quaresma explica que os trabalhos iniciaram em 2009, com a disciplina de Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais (PNE). Hoje o serviço é uma referência em todo o Estado e muitas pessoas procuram o atendimento para uma melhor saúde bucal.

Isabel explica que a clínica possui o apoio de todos os professores do Curso de Odontologia da Uninovafapi. “Nossa clínica começa às 13h10 e termina às 18h30. Qualquer pessoa da comunidade pode vir. Cada professor acompanha quatro duplas, ou oito alunos. Aqui somos 28 professores de odontologia que atuam diariamente dentro da clínica”, revela.

Os chamados PNE formam uma gama ampla de pacientes. “Os pacientes especiais possuem alguma patologia fora da normalidade. Pode ser oncológico, transplantado. Além disso, pessoas com síndromes, como down, que muitas vezes são inquietas durante o tratamento. Ou mesmo hipertensos e diabéticos. Nestes casos, é necessário aferir a pressão e glicemia, por exemplo”, acrescenta Isabel.

Isabel Cristina, professora do curso de Odontologia 

Prática é fundamental para o aprendizado.

Os alunos também estão envolvidos nesse processo e podem atuar na prática, sob o olhar atento da equipe do corpo docente. Caio Silva, natural do município de Padre Marcos, conta que a experiência na clínica é positiva. “O curso é incrível. Faço odontologia por amor. O contato com os pacientes é muito gratificante. Temos pacientes que criam um elo de amizade que fica”, aponta.

Caio Silva, acadêmico de Odontologia 

Caio afirma que a prática é fundamental para o aprendizado. “O curso de odontologia proporciona esse contato com a comunidade e isso proporciona um plano de tratamento que podemos executar. Esse curso proporciona extensão, pesquisa e várias especialidades. Isso dá um amparo extra para buscar aprofundar os conhecimentos”, finaliza.

Atendimento na clínica é gratuito 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES