Maior desastre espacial brasileiro completa 20 anos; veja o que mudou

Um relatório final da investigação, concluído pelo Comando da Aeronáutica, apontou a causa da explosão: um “acionamento intempestivo”.

Maior desastre espacial brasileiro completa 20 anos; veja o que mudou | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O maior desastre da história do Programa Espacial Brasileiro completa 20 anos nesta terça-feira (22). O “sonho” do Brasil de chegar ao espaço, infelizmente, ceifou a vida de 21 profissionais civis no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no norte do Maranhão.

Conhecido como um dos maiores acidente da corrida espacial no mundo, a tragédia aconteceu em 22 de agosto de 2003, três dias antes do lançamento do foguete VLS-1, protótipo que colocaria em órbita dois satélites nacionais de observação terrestre.

No dia em questão, toda a estrutura do foguete já estava montada e ele passava por ajustes finais na Torre Móvel de Integração (TMI) quando, às 13h26, um dos motores teve uma ignição prematura e o protótipo foi acionado antes do tempo. Com a falha, a torre acabou explodindo e 21 civis que trabalhavam no local morreram.

Foguete HANBIT-TLV, da empresa privada Innospace, lançado em 2023 | Foto: FAB

No ano seguinte, um relatório final da investigação, concluído pelo Comando da Aeronáutica apontou a causa da explosão: um "acionamento intempestivo" provocado por uma pequena peça que ligava o motor do foguete. Na época foram questionados sobre falhas humanas, no entanto, o Ministério da Aeronáutica descartou todas as possibilidades.

Contudo, a Pasta apontou "falhas latentes" e "degradação das condições de trabalho e segurança", entre eles saídas de emergência que levavam para dentro da própria TMI, além de estresse por desgaste físico e mental dos tecnologistas.

MAIS SEGURANÇA

Após o acidente, foram adotadas medidas de segurança na Base de Alcântara, entre elas, uma nova TMI, em 2012. A obra foi construída com concreto armado, possui uma extensa fiação que garante corrente elétrica para um dos estágios da plataforma do Veículo Lançador de Satélites.

Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão | Foto: Reuters

NOVOS LANÇAMENTOS

O teste mais recente aconteceu em março deste ano, com o lançamento do foguete sul-coreano HANBIT-TLV, da empresa privada Innospace. A operação, chamada de "Astrolábio", foi bem-sucedida. Por volta das 14h52, o foguete foi finalmente lançado, transportando uma carga útil totalmente brasileira e durou cerca de 4 minutos e 33 segundos, segundo a FAB.

CENTRO DE LANÇAMENTO DE ALCÂNTARA

Centro Espacial de Alcântara (CEA), anteriormente conhecido como Centro de Lançamento de Alcântara, é um espaçoporto da Agência Espacial Brasileira no município de Alcântara, localizada na costa atlântica norte do Brasil, no estado do Maranhão.

Maior acidente da história do Programa Espacial Brasileiro completa 20 anos | Foto: Divulgação

É operado pelo Comando da Aeronáutica da Força Aérea Brasileira. O CLA é a base de lançamento mais próxima da linha do equador. Isso confere ao local de lançamento uma vantagem significativa no lançamento de satélites geossíncronos, atributo compartilhado pelo Centro Espacial da Guiana.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES